segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

SONHOS DE ABÓBORA VEGAN

SONHOS DE ABÓBORA VEGAN
Quem disse que as receitas vegan não são boas é porque nunca provou....

Diferença? Não levam ovos...

Este Natal  mimei a minha filha com Arroz de pato (sem pato)Bacalhau com natas (sem bacalhau)Arroz doce e estes sonhos (ou filhoses ou belhoses ou velhoses ou bilharacos, consoantes a zona).

Por enquanto, cá em casa, apenas a minha filha pratica o estilo de vida vegan. Há 2 anos e meio foi estudar e trabalhar para Londres. Lá abraçou o vegetarianismo, este ano veio a Portugal "acompanhada" do estilo vegan. Só quando ela cá vem tenho a oportunidade de colocar em prática e treinar, quem sabe assim convença os homens da família...

Nas receitas de alimentação mediterrânea costumo recorrer à pesquisa de ideias, e uso a minha intuição, juntando sugestões. Foi o que aconteceu com as receitas que fiz este Natal.

Para os sonhos ajudou-me muito este site.

Estes foram à minha maneira:

Ingredientes

1 kg de abóbora (pesada em crua, sem casca nem pevides)
sal q.b.
350 gr a 400 gr de farinha sem fermento
6 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de fermento em pó para bolos (para ficarem mais fofos)
1 quadrado (creio que são 25 gr) de fermento fresco de padeiro
meia chávena de leite de soja ou outro
1 laranja raspa e sumo
4 unidades de substituto de ovo (*) (usei sementes de linhaça já comprada em farinha e misturei com a água como explicado abaixo)
1 chávena de café de aguardente (eu gosto a saber bem a aguardente mas pode colocar menos)
água q.b.
açúcar e canela em pó para envolver
óleo vegetal para fritar

Modo de preparação

Cozer a abóbora com o mínimo de água possível e um pouco de sal.

Quando estiver cozida colocar num passador de rede e deixar escorrer.

Aqueça um pouco o leite (só à temperatura do nosso corpo, ou seja colocando o dedo no líquido está morno) junte o quadrado de fermento de padeiro, dissolva e deixe crescer dentro do forno ou do microondas desligados, apenas para estar distante de correntes de ar.

Depois de bem escorrida esmague com um garfo, junte os substitutos dos ovos (*), o açúcar, a farinha (comece por juntar 350 gr, porque depende a consistência da massa depende da quantidade de líquido que usar, sendo que a laranja é indefinido), a raspa e sumo da laranja, o fermento em pó, a aguardente e o fermento de padeiro. Misture tudo (não é necessário batedeira).

Tape o recipiente com um pano e reserve durante cerca de uma hora resguardado de correntes de ar (mais uma vez uso o forno ou o microondas para "esconder" a massa. Terá que ser um recipiente que tenha capacidade para o dobro do volume com que está antes de crescer.

A consistência da massa deverá ficar nem muito líquida nem muito espessa. De modo a que quando cai da colher caia facilmente mas que faça liga. 

Fazer uma mistura de açúcar com canela em pó a gosto.

Fritar às colheradas (de sopa) em óleo, em lume médio e ir virando. Retirar para cima de papel absorvente. Passá-los pela mistura do açúcar com canela.


Pode fritar um sonho, deixar arrefecer um pouco e provar para ver como está. Se estiver muito mole coloque mais farinha, se estiver muito seco adicione mais leite.



(*) Copiado deste site

"Substituto de ovos:
Sementes de linhaça, são óptimas para os substituir. Faça da seguinte forma:


1 chávena de sementes de linhaça colocada no copo do liquidificador e moidas até obter pó.
Guarde essa farinha obtida no frigorífico num recipiente bem tapado. Vá usando à medida que for precisando. 

Como proceder por cada ovo a substituir:
1 colher de sopa do pó das sementes e 3 colheres de sopa de água. Misturar e deixar repousar por 1 a 2 minutos (não mais tempo porque fica muito espesso).
Acrescente diretamente nos ingredientes do bolo, em substituição dos ovos e continue a receita. Se a receita tiver uma quantidade muito grande de líquido, coloque a linhaça em pó em seco, sem a misturar com água.

1 gema = 1 colher de sopa bem cheia de amido de milho (maisena), com 2 colheres de água

1 clara = 1 colher de sopa de agar-agar em pó dissolvida em 1 colher de sopa de água. Bata a mistura e deixe esfriar do frigorífico e bata de novo.









2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada, estava mesmo à procura de uma receita assim. Cá por casa também começamos esse estilo de vida por causa da minha filha, já faz 8 anos. O homem da casa inclusive.

    ResponderEliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)