domingo, 30 de dezembro de 2018

ARROZ DE "PATO" (SEM PATO) VEGAN

ARROZ DE PATO (SEM PATO) VEGAN / VEGETARIANO
Novas aventuras neste Natal. Receitas veganas e vegetarianas natalicias, de festa e para qualquer dia que seja, todos são especiais!!!

A minha filha estuda e trabalha em Inglaterra. Quando há 3 anos foi para lá tornou-se vegetariana e este ano chegou cá com hábitos alimentares vegan.

Para mim já era difícil pensar o que lhe comprar e preparar durante a fase de vegetarianismo quanto mais nesta etapa vegan... Ganhei coragem e pesquisei e pesquisei e toca de fazer repasto de Natal à filhota e fosse que o resultado segundo a vontade dos deuses ...

Então e não é que foi uma descoberta fantástica?!!!

Este arroz foi feito pela minha filha que juntou sugestões de vários bloggers. Eu fiz Sonhos de abóbora (ou filhoses ou belhoses ou velhoses ou bilharacos, consoantes a zona), "Bacalhau" com natas sem bacalhau e Arroz doce. Ficou tudo uma delicia.

Para este arroz de "pato" sem o dito o sabor estava lá e o aspecto em nada denunciava não ter o bicho.

Esta receita foi aprovada pelos apreciadores de carne e peixe.


Ingredientes (4 pessoas)

1 cebola média picada
3 dentes de alho picado
paprika fumada ou colorau/pimentão doce a gosto (cerca de 1 colher de chá) 
1 colher sobremesa molho de soja (opcional)
1 folha de louro
1 pedaço de chouriço vegetal (que dê cerca de 10 fatias)
1 cubo caldo de legumes
2 mãos cheias de nacos de soja
azeite q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.
noz moscada ralada q.b. (opcional)
2 tomates maduros picados ou 2 colheres de sopa de polpa de tomate
50 ml vinho tinto de boa qualidade
250 gr. de arroz 
água q.b.


Modo de preparação

Colocar os nacos de soja (sem serem previamente hidratados) num tacho, juntamente com os pedaços de chouriço, o cubo de caldo de legumes, o vinho tinto, as folhas de louro, a paprika, pimenta, noz moscada e molho de soja. Cobrir com água e deixar cozer durante cerca de 10 minutos.

Escorrer e reservar o caldo.

Colocar um pouco de azeite num tacho, juntar a cebola e os alhos e deixar refogar um pouco até a cebola estar macia (se necessário ir juntando água aos poucos mas tendo o cuidado de estar o mais seco possível na altura de juntar os seguintes ingredientes).

Juntar o tomate e deixar apurar durante uns 5 minutos.

Lavar o arroz e metê-lo no tacho envolvendo bem no molho de tomate. Quando estiver seco juntar o caldo que reservou, devendo ser na proporção do dobro do arroz. Se o caldo não for suficiente acrescentar água. Deixar cozer em lume brando durante cerca de 10 minutos ou até que arroz fique al-dente mas ainda com líquido, pois ainda vai ao forno onde acabará de cozer. A meio da cozedura corrigir os temperos.

Do pedaço de chouriço retirar a pele e cortar 6 rodelas que servirão para decorar e o restante cortar em cubinhos. Espremer os nacos de soja e "desfiar"/cortar em tiras finas por forma a que se assemelhe ao pato desfiado e envolver com o chouriço que foram cortado em cubos.  

Pré-aquecer o forno a 180º.

Num recipiente para ir ao forno colocar uma camada de arroz, uma camada da mistura de soja e chouriço e assim sucessivamente desde que a última camada seja de arroz. Decorar com as rodelas de chouriço e levar ao forno durante cerca de 10/20 minutos para tostar um pouco.





3 comentários:

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)