segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

ARROZ DOCE VEGAN


ARROZ DOCE VEGAN

Este Natal, sendo o primeiro em que a minha filha abraçou o estilo de vida vegan, dediquei-me com todo o amor em satisfazer os seus gostos pelos pratos que ela adorava.

Todos eles aprovados pelos mais sépticos.

Um bom arroz doce cremoso sabe sempre bem, até mesmo quem não é apreciador do sabor do leite de coco gostou.

Para além deste prato fiz Arroz de pato (sem pato), Bacalhau com natas (sem bacalhau) e sonhos de abóbora.

Ingredientes

1 chávena de arroz carolino ou de risotto
1 lata de leite de coco + leite de soja (no total de 1 litro e meio)
1 chávena de açúcar (ou q.b.)
1 pau de canela
2 chávenas de água
3 tiras de casca de limão (sem parte branca que dá um sabor amargo ao arroz)
1 pitadinha de sal
canela em pó

Modo de preparação

Lavar o arroz em várias águas.

Colocar a água num tacho e quando estiver a ferver juntar o arroz, as cascas de limão, o pau de canela e a pitada de sal (pouquinho, é apenas para despertar os sabores). Mexer e deixar cozinhar com o tacho tapado até secar a água.

Aquecer os leites e juntar ao arroz quando a água estiver seca.

Deixar ferver em lume brando com o tacho destapado, mexendo para que não pegue ao fundo do tacho, até que o arroz esteja cozido. 

Quando estiver cozido, retire o limão e o pau de canela e junte o açúcar (a reacção do arroz quando se junta o açúcar é não cozer mais, por isso tenha a certeza que está no ponto de cozedura desejado, ou seja bem cozido que é como se quer no arroz doce). Sugiro que vá deitando o açúcar aos poucos. Comece por deitar metade da quantidade, deixar que derreta e prove pois é possível que não seja necessário o açúcar todo, se bem que depois de frio fica um pouco menos doce do que em quente. Deixe ferver mais um pouco indo mexendo.

O arroz está pronto quando verificar que os bagos de arroz e o creme feito pelo leite e açúcar não se separam, que está homogéneo. Se passar com o dedo nas costas da colher fica uma "estrada" e que as beiras dessa "estrada" não se voltam a juntar. Pode também fazer o teste apagando o lume e colocando um pouquinho de arroz num prato espalhando bem para arrefecer depressa e ver se está na consistência desejada.

Colocar o arroz em taças.

Depois de frio polvilhar com canela em pó.
Este é o aspecto que deverá ter quando no ponto, ainda com bastante creme mas o arroz mostra-se bem
















1 comentário:

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)