terça-feira, 9 de julho de 2013

DICAS - CONGELAR SARDINHAS

DICAS - CONGELAR SARDINHAS

Por vezes, quando andamos a fazer as nossas compras, passamos pela banca do peixe e vemos sardinha a rir para nós (pele e olhos brilhantes, cauda um pouco espetada, cabeça com manchas amarelas, pele azulada e da espécie escamuda com as escamas bem agarradas à pele, dizem que é mais gorda, sem sangue nos olhos).

Até nem íamos a contar comprar peixe, mas sardinha para se encontrar boa temos de ir muito cedo comprá-la ou então já não encontramos.

Então há que aproveitar a oportunidade e não há necessidade de a cozinhar imediatamente. Pode congelá-la! Mas é necessário cuidados especiais pois este peixe fica com a carne mole com muita facilidade e se for colocado no congelador, dentro de um saco, corre maior risco de ficar amolecida.

Há muitos anos uma vendedora de peixe (peixeira), daquelas antigas, com muitos anos de experiência e sabendo do que fala, casada com pescador, deu-me esta dica e é assim que faço.

Ao comprar a sardinha, se for com intenção de o fazer deve levar uma caixa para a transportar para casa para que faça a viagem sem ser esmagada pelas restantes compras, a viagem de regresso a casa deverá ser feita o mais breve possível.

Passar a sardinha uma a uma por água corrente, com muito cuidado de forma a manter a escama (no caso de ser da espécie escamuda) e sem a apertar. Colocar água num recipiente de plástico que possa ir ao congelador e dissolver nela uma boa quantidade de sal, de forma a que fique com teor de sal semelhante à água do mar (o ideal mesmo seria a própria água do mar!). Dispor com cuidado as sardinhas dentro desse recipiente, tapar e levar ao congelador. Se lhe sobrar sardinhas retire todo o sal logo que tenha noção que não vai precisar de assar mais e proceda do mesmo modo.

Na altura de necessitar delas é só colocar a descongelar, de preferência de um dia para o outro, no frigorífico. Quando descongeladas e imediatamente antes de as assar, coloque sal (costumo pôr menos quantidade). Dizem igualmente que se colocarmos sal no sítio das guelras o peixe fica mais saboroso quando assado.


7 comentários:

  1. Quero saber se tem que tirar as tripas primeiro ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se amanham, ou seja, não se tiram as tripas nem se escamam. Só se amanham se o propósito for cozinhá-las no tacho (caldeirada, arroz de sardinhas, filetes, etc.) para grelhar ou assar ficam intactas.

      Eliminar
  2. Sugeriram-me usar agua do mar para congelar as sardinhas. Será apropriado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Lucilia o ideal é a água do mar (assim tem a certeza que fica com a quantidade de sal ideal). à falta dela a solução é tentarmos fazer a mistura com a quantidade de sal o mais aproximada possível à salinidade da água do mar :). Obrigada pela visita. Volte sempre

      Eliminar
  3. Por quanto tempo aguenta a sardinha no congelador??0bg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada marca de electrodoméstico terá a indicação de duração recomendada para cada tipo de produto. Algumas por cada gaveta do congelador. Essas indicações estarão nas gavetas do congelador ou no manual de instruções

      Eliminar
  4. Tenho essa técnica de um pescador.
    Mas ele disse para, tirar as vísceras da sardinha antes de colocar na água com sal grosso.Para durarem mais.Com as vísceras elas estragam mais rápido.

    ResponderEliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)