domingo, 12 de julho de 2020

FOLAR DE CHAVES / BOLA DE CARNES À MODA DE CHAVES

FOLAR DE CHAVES / BOLA DE CARNES À MODA DE CHAVES

Cá em casa adorámos este folar... Fofo por dentro, um pouco estaladiço por fora (contribuição da banha de porco) e super saboroso. Principalmente porque não fica gordo, ou seja com o nível de gordura qb para o tipo de iguaria. Quanto ao recheio recomendo que o chouriço seja indispensável pois larga uma gordura diferente, saborosa. 

A receita original foi retirada de um site que entretanto já não consigo aceder... receitasemenus.net


O folar é tradicionalmente o pão da Páscoa em Portugal, confeccionado na base da águasalovos e farinha de trigo. A forma, o conteúdo e a confecção varia conforme as regiões de Portugal e vai desde o normal ao salgado, nas mais diversas formas. Nalgumas receitas é encimado por um ovo cozido com casca. Noutros sítios fazem folar doce.



Chaves é uma cidade portuguesa do distrito de Vila RealRegião do Norte...
O município é limitado a norte por Espanha, a leste pelo município de Vinhais, a sudeste por Valpaços, a sudoeste por Vila Pouca de Aguiar e a oeste por Boticas e Montalegre.

A região de Trás-os-Montes é famosa pelos seus enchidos e presunto, entre outras iguarias, pelo que folares ou bolas de carne locais devem ficar com um sabor indescritível. Tanto o presunto como os enchidos são secos e curados ao fumo das lareiras, sendo ingredientes fundamentais para a confecção do Folar de Chaves.

"A ancestralidade do Folar de Chaves perde-se completamente no tempo. Deste facto é exemplo um artigo publicado no “Flaviense – Semanário Republicano Independente” de 11 de Abril de 1915, onde o autor, J. Soto Maior, de forma um pouco burlesca compara a antiguidade do folar ao da própria digestão. O mesmo autor refere a impossibilidade de conhecer a origem desta iguaria, devido à inexistência, quer nas bibliotecas quer na própria Torre do Tombo de qualquer tipo de indicação.


(...) O uso do folar é tão antigo, que impossível se torna descobrir-lhe as origens. É quási tão velho como... a digestão, porque desde que o ser humano principiou a mastigar e a deglutir, logo encontrou uma falta qualquer, um não sei quê a menos, a necessidade imprescindível de um petisco melhor e mais condimentado. Era o folar. O primeiro mortal que descobriu os segredos da sua feitura, de certo sucumbiu a uma... indigestão. (...)" (https://monumental.chaves.pt/pages/109)

Ingredientes

400 g de farinha de trigo tipo 65
100 g de farinha de trigo integral
(usei 500 g farinha trigo tipo 55, era o que tinha em casa)
5 ovos tamanho médio (usei 4 XL mas tive que colocar mais um pouco de farinha)
50 ml de água
75 ml de azeite
25 gr de banha de porco
15 gr de manteiga sem sal
1 saqueta de fermente do padeiro seco
sal qb (usei 1 colher de café de sal fino)
(acrescentei 1 colher de café de açúcar)
Recheio de mistura de carnes de charcutaria (usei chouriço, bacon fumado, fiambre, salpicão e fugi à regra colocando fatias de queijo flamengo), Não sei dar quantidades talvez cerca de 400/500 g no total


Modo de preparação

Colocar os ovos em água morna por uns minutos. 

Enquanto isso diluir o fermento nos 50 ml de água morna e juntar o açúcar. O açúcar ajuda na fermentação. Deixar a descansar por cerca de 7 minutos.

Leve a manteiga e a banha a derreter ao microondas, por breves segundos, por forma a que não ferva. Junte o azeite. 

Colocar a farinha num recipiente fazendo uma cova . Na parede exterior da cova coloque o sal. No interior da cova coloque os ovos batidos e a mistura das gorduras. Envolva tudo.

Coloque a massa na bancada enfarinhada e sove bem até que fique uma massa macia e elástica (parece que cola aos dedos, mas não cola).

Coloque a massa num recipiente untado com azeite, coberta e em local abrigado (ponho no microondas ou no forno). Deixe levedar até que duplique de volume.

Pode fazer o folar em forma de rolo (tipo torta) ou às camadas num tabuleiro (se o tabuleiro não for de pirex ou loiça é melhor. Para fazer às camadas é preferível que o tabuleiro tenha laterais altas. 

Quando levedada, dê-lhe mais umas amassadelas e é só montar no formato preferido. Costumo fazer em forma de rolo e disponho as diversas carnes em cima umas das outras, assim como o queijo. Para ser mais fácil colocá-lo no tabuleiro do forno, vou-o rolando para cima de uma folha de papel vegetal e deixo-o deslizar para o tabuleiro tendo o cuidado de deixar a "costura" para baixo. Deixe descansar por 10 a 15 minutos. Pincelar o topo com gema de ovo ou leite (eu não coloquei).

Levar ao forno pré-aquecido nos 200 graus durante cerca de 30 a 40 minutos.









2 comentários:

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)