domingo, 21 de junho de 2020

RISOTTO DE ABÓBORA E ESPARGOS

RISOTTO DE ABÓBORA E ESPARGOS


Risotto de abóbora e espargos nham nham.
Assei a abóbora no forno, cortada em pedaços temperada de sal azeite e cominhos. Coloquei também 2 dentes de alho abertos ao meio no sentido da largura, com casca, por forma a criarem vapor ao cozinhar e não se queimarem. Durante cerca de 30 minutos, até estarem macias. Triturei tudo tendo o cuidado de retirar a casca aos alhos.

Levei os espargos à ferver em água com sal durante 1 minuto. Retirei e coloquei em água fria. Cortei às rodelas.

Fiz o risotto como normalmente, aproveitando a água de ferver os espargos para ir acrescentando aos poucos. Nada demais... colocar, num pouco de azeite, a cebola picada e deixar amolecer. Juntar o alho picado e deixar também amolecer. Adicionar o arroz, lavado, e deixar fritar (sem juntar ainda a água). Quando começar a secar vão-se juntando pequenas quantidades de líquido de cada vez e mexendo regularmente. É o facto de se mexer regularmente que ajuda o arroz a ficar cremoso (deverá ser arroz que largue muita goma tipo carolino ou próprio para risotto). A receita original leva vinho branco mas eu gosto mais sem esse ingrediente. A meio da cozedura juntei o puré de abóbora.

Quando estiver no ponto (não muito cozido nem al dente, bom .... a gosto!) temperar de sal, pimenta, noz moscada, um pouco de manteiga e queijo. Tudo opcional e com versões vegan que foi como fiz. Se for necessário acrescentar mais liquido, pode juntar água quente. 

Quando o arroz estiver quase cozido juntei os espargos, corrigi o tempero e acrescentei um pouco de creme vegetal (ou manteiga, para quem não for vegan)

Pode juntar o que quiser em vez dos espargos ou juntamente (brócolos, cogumelos, cenouras, feijão verde, alho francês, milho, grão, feijão, tofu, heura, etc.). Se gostar pode acrescentar queijo no final.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)