sábado, 20 de junho de 2020

PERNINHAS OU ASINHAS DE SEITAN CASEIRO




Perninhas ou asinhas de seitan caseiro

Frango/galinha de seitan caseiro. Demorado, dá trabalho mas não é de aproveitar agora que temos todo o tempo do mundo, em plena pandemia de coronavirus?! Já que o planeta nos pôs a questionar o mal que lhe fazemos, se cada um fizer pelo menos um dia sem derivados de animais já é uma enorme contribuição! O planeta terra agradece e nós também. Se até os niveis de poluição baixaram drasticamente...

Uma delícia 💗 A receita foi traduzida deste site https://www.plantbasednews.org/recipes/vegan-fried-chicken

Ingredientes massa de seitan 

1 lata de grão de bico (incluindo a água)
35 ml de água
1 colher de sopa de caldo de carne (*) ou de legumes em pó (usei caldo de legumes em cubo)
1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
2 colheres de chá de cebola em pó (desidratada) 
1 colher de chá de alho em pó
50 g de tofu seda (usei normal)
200 g de glúten de trigo 
Óleo Vegetal (Para Fritar)
(*) suponho que haja caldo de "carne" vegan noutros paises. De qualquer forma na net encontra receitas de falso caldo de galinha 

Para o revestimento "ovo"

4 colheres de sopa de farinha de grão (usei maizena) 
200 ml de leite vegetal
1 colher de chá de vinagre de cidra
1/2 colher de chá de Sriracha (usei piri-piri e sal mas há receitas na net) 

Para a farinha com especiarias

300 g de farinha sem fermento 
3 colheres de sopa de farinha de milho
2 colheres de chá de sal marinho fino
2 colheres de chá de tempero "old bay" (usei paprika fumada, piri-piri e alho em pó mas pode fazer em casa)
1/2 colher de chá de pimenta preta moída

Modo de preparação
Para fazer o frango

No copo do liquidificador de alta velocidade, misture o grão de bico (incluindo a água de imersão), a água, o caldo de carne, o vinagre de vinho branco, a cebola em pó, o alho em pó e o tofu de seda. Misture até ficar bem homogêneo.
Na tigela da batedeira equipada com o gancho de massa, ou na máquina de fazer pão, misture o glúten de trigo e o líquido misturado. Amasse em velocidade média com o gancho de massa por pelo menos 5 minutos. A massa seitan deve ser lisa e elástica.
Cubra a tigela e deixe descansar por dez minutos.
Depois de descansar, retire a massa da batedeira e corte em três pedaços iguais. Retorne duas das peças para a tigela coberta. Pegue o pedaço de massa e corte-o em seis pedaços separados (não se preocupe se todos tiverem tamanhos diferentes - aproximadamente o mesmo é bom).
Coloque um pedaço de papel vegetal e ponha um dos pequenos pedaços de massa. Coloque a massa no lado esquerdo do papel e depois dobre para cobrir a massa. Com um rolo, estenda a massa o mais fino possível. Desdobre o papel e retire o pedaço fino de seitan. Estique-o com os dedos e coloque-o sobre um prato. Pincele-o levemente com óleo vegetal.
Repita o processo com o próximo pedaço de massa - desenrole bem e retire do papel. Estique-o com as pontas dos dedos e coloque-o em cima da primeira peça, pressionando levemente com a palma da mão para remover quaisquer bolhas de ar entre as duas peças de seitan. Pincele a parte superior levemente com óleo e repita o processo com os restantes pequenos pedaços de massa.
Quando todos os seis pequenos pedaços de massa estiverem em camadas, estique a parte superior da massa para baixo e sobre as outras camadas para envolvê-las e dobre-as sob a camada inferior. Coloque o pedaço de seitan em camadas num novo pedaço grande de papel vegetal e dobre-o firmemente. Enrole firmemente com papel alumínio e reserve.
Repita o processo com os outros dois pedaços grandes de massa.
Num recipiente de cozer a vapor, quando a água estiver a ferver, coloque os três pedaços de seitan no cesto de vapor. Cozinhe no vapor por um total de 90 minutos, virando e movendo as peças a meio do tempo de cozedura. 
Depois que o seitan estiver cozido no vapor, remova-o cuidadosamente da panela deixe esfriar à temperatura ambiente (20 minutos) antes de colocar no frigorífico durante pelo menos uma hora. Não desembrulhe.
Depois de esfriar completamente, desembrulhe o seitan e separe-o em qualquer tamanho que você desejar. (Se estiver a planear fazer frango frito, sugiro manter os pedaços bem grandes. Se for para caril, seria um pouco menor).
Mantenha selado na geladeira por até uma semana ou no congelador por 2 meses.

Para fritar o frango
Retire os pedaços de frango desfiado do frigorífico. 
Numa tigela média, misture a farinha de grão, o leite vegetal, o vinagre de cidra e a sriracha. Bata bem para combinar. Esta é a sua mistura de ovos.

Noutra tigela média, misture todos os ingredientes da mistura de farinha com especiarias.
Coloque uma frigideira média e alta em fogo médio ou ligue uma fritadeira. Traga o óleo para 170c.
Atribuindo a mão esquerda à mistura de ovos e a mão direita à farinha temperada, molhe um pedaço de frango na farinha e misture bem. Em seguida, com a mão direita, coloque o frango enfarinhado na mistura de ovos. Use a mão esquerda para cobrir o frango e, em seguida, pegue-o e coloque-o novamente na farinha. Com muito cuidado, cubra pela segunda vez a mistura de farinha e coloque-a cuidadosamente no óleo quente.
Frite o pedaço de frango por cerca de 2-4 minutos ou até dourar completamente. Usando uma aranha ou uma escumadeira, retire o frango da fritadeira e coloque em alguns pedaços de toalha de cozinha para escorrer. Repita o processo com o frango restante.
Sirva quente!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)