domingo, 21 de junho de 2020

GUMBO OU GOMBO VEGAN



GUMBO OU GOMBO VEGAN

Desculpem a má qualidade da foto mas já estava atrasada... 😆


Gumbo vegan (sabe a "sopa da pedra" de Almeirim, para quem já comeu; para quem não comeu só sei dizer que é boa mas boa sopinha). 

Obrigada filhota pelos ensinamentos e refeições deliciosas.

Receita à maneira da minha filha (mais ou menos):

Num pouco de óleo juntar a mesma quantidade de farinha (por exemplo 1 colher de sopa de óleo e 1 colher de sopa de farinha sem fermento) e deixar cozinhar durante cerca de meia hora até ficar com tom castanho (béchamel escuro). Ir mexendo...

Juntar cebola picada e pimento e deixar cozinhar mais 5 minutos. 

Acrescentar alho e salsa picados. 

Cozinhar mais uns 5 minutos. Juntar caldo (líquido) de legumes, tomilho, paprika, cominhos, pimenta, piri-piri, louro. Acrescentar o que se quiser (grão, feijão, brócolos, cogumelos, batata, cenoura, abóbora, etc.). 

Acompanha com arroz ou sem...

"O Gumbo ou Gombo (em português, gombô) é o prato mais marcante da culinária Cajun da Louisiana (sul dos Estados Unidos). É um guisado ou uma sopa grossa, geralmente com vários tipos de carne ou mariscos, que se come com arroz branco, podendo constituir uma refeição completa.
A palavra "gumbo" é de origem incerta, havendo duas fontes prováveis. A primeira é a palavra Bantu "(ki)ngombo", que significa quiabo (um dos ingredientes utilizados para engrossar o molho). A outra fonte possível é a palavra Choctaw "kombo", que significa sassafrás (outro ingrediente utilizado para o mesmo efeito) (Na Louisiana, o pó obtido das folhas secas, localmente chamado "filé", é usado para engrossar o gumbo, e o óleo extraído da casca das raízes era tradicionalmente usado para preparar uma bebida não-alcoólica, chamada "cerveja-de-raiz" ("root beer", em língua inglesa).



A forma mais comum de engrossar o gumbo é começar por criar um roux (a base do molho béchamel, mas mais escuro), feito de farinha de trigo tostada em gordura. São-lhe depois adicionados vegetais cortados (cebola, aipo e pimento são geralmente descritos como "a santíssima trindade" do gumbo) e, finalmente, as carnes, mariscos e enchidos (ex., salsicha andouille ou kielbasa, ambas semelhantes ao chouriço português).
Em vez do roux, alguns gumbos são engrossados com quiabo. Uma terceira forma de engrossar o molho do gumbo é com pó de sassafrás (também conhecido como "pó de filê"). Geralmente não se utiliza quiabo e sassafrás no mesmo prato, mas qualquer um dos dois pode ser utilizado em adição a um roux. Na maior parte dos gumbos modernos, o pó de sassafrás é servido à parte, para que cada um ponha a quantidade que desejar." - Fonte Wikipedia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)