domingo, 7 de abril de 2013

CHEESECAKE (TARTE DE QUEIJO)

CHEESECAKE (TARTE DE QUEIJO)
Relatos históricos dão conta de que o cheesecake foi servido na Grécia antiga durante os Jogos Olímpicos, na Ilha de Delos, em 776 a.C. Dá para imaginar um "atleta" comendo um pedação de cheesecake antes da prova dos 100 metros?

Com a conquista da Grécia pelos romanos, o segredo desta iguaria mudou de mãos. Diz-se que os romanos ofereciam cheesecake aos seus Deuses para acalmá-los. E assim se foi espalhando até chegar aos cadernos de receitas dos dias de hoje e continuará a perdurar.
O ingrediente essencial do cheesecake é, obviamente, o queijo. Porém, vários são os tipos encontrados em receitas através dos tempos. O queijo cremoso, o queijo Francês Neufchâtel, o cottage, a ricota, o requeijão, o queijo fresco, queijo Philadelphia, etc. O mais famoso e mais utilizado nos dias de hoje é o primeiro deles. 

Em 1872, um leiteiro americano tentando recriar o queijo Neufchâtel, acabou chegando ao cream cheese.

Existem milhares de receitas de cheesecake por aí. Quando falamos em receitas, não queremos dizer apenas quantidades de ingredientes diferentes. O que mais impressiona é a variedade de ingredientes que podem ser acrescentados à massa básica de queijo, à sua base crocante e à cobertura, sem que seja descaracterizado o sabor delicioso suave do queijo. 

Existem receitas em que o bolo é cozido no forno e outras em que apenas é colocado no frigorífico.

Este foi feito com queijo fresco, bolacha Maria, natas e doce de morango e foi colocado no frigorífico. Mais uma receita gentilmente cedida pela minha amiga Sofia Cunha e que hoje fiz. Delícia!!!

Ingredientes

1 pacote de bolacha Maria
125 grs. de margarina derretida
3 queijos frescos pequenos (usei de ovelha porque acho mais saborosos e menos líquidos)
2 pacotes de natas
3 colheres de sopa de açúcar
5 folhas de gelatina
doce de morango ou outro a gosto (usei metade de um frasco de doce de morango)

Modo de preparação

Picar as bolachas no 1,2,3 (picadora/robot de cozinha) até ficar bem picadas (não maiores que areia grossa).

Derreter a margarina (derreti no microondas durante uns breves segundos, retirei ainda com pedaços de margarina inteiros e fui mexendo até derreterem por completo. Não deve ferver).

Misturar as bolachas trituradas com a margarina derretida.

Colocar a mistura numa forma de aros e fundo amovível, pressionar levemente e levar ao congelador coberto com papel de alumínio, até fazer o preparado do queijo.

Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria.

Esmagar os queijos com um garfo, muito bem esmagados. 

Bater as natas com o açúcar, em chantilly firme. Para fazer o chantilly, as natas devem estar bem frias; começar a batê-las em velocidade baixa e quando começarem a encorpar vá juntando o açúcar aos poucos, sem parar de bater; continuar a bater até verificar que está bem firme, mas deverá ter cuidado para não bater demais porque corre o risco de se tornar "manteiga". Deve ser utilizado de imediato para que não comece a deslaçar (criar líquido).

Espremer as folhas de gelatina levar uma colher de sobremesa de água ao microondas por 2 segundos, retirar e colocar a gelatina mexendo bem até derreter muito bem (deve ficar mesmo líquido, sem que ao levantar a colher tenha aspecto pastoso). Se necessário levar mais um segundo ao microondas.

Juntar o chantilly ao creme de queijo e adicionar a gelatina, mexendo muito bem com batedor de varas para que não fique com grumos de gelatina.

Retirar a forma do congelador e espalhar o creme de queijo por cima.

Vai ao frigorífico até à hora de servir.

Na altura de ir para a mesa, retirar da forma e espalhar o doce por cima (se necessário aqueça o doce no microondas por um segundo e mexa muito bem, apenas para ficar mais fácil espalhar).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)