domingo, 22 de outubro de 2017

TARTE DE LAMEGO (DE AMÊNDOA)

TARTE DE LAMEGO

Ai meus Deuses!!! É uma doce tentação!

Não leva muita amêndoa, fácil de fazer e é uma verdadeira delícia... pelo menos para mim que adoro tartes "tipo queijadas" e cá em casa devoraram-na. 

É um doce que faz parte da doçaria tradicional portuguesa, típica de Lamego (cidade a norte de Portugal, situada no distrito de Viseu, no Douro) a que localmente chamam de pastéis "Lamegos". Na minha pesquisa não cheguei à conclusão se faz parte da doçaria conventual, mas pela quantidade de açúcar de algumas receitas (500 gr.) e pela quantidade de ovos (6 gemas+3 ovos inteiros) só parece.

Usei uma receita em que a quantidade de açúcar era menor porque sou gulosa mas não gosto com elevado teor de doce. Para mim ficou no ponto. 

É um facto comprovado que a doçaria é uma questão de reacção entre os ingredientes pelo que por vezes fazendo cortes ou alterações nas receitas por vezes não sai o mesmo produto final. A meu ver e analisando as fotos do google pela pesquisa de pastéis "Lamegos" e pelas diferentes receitas de tarte de Lamego, diria que a maior quantidade de açúcar fará com que fique com uma crosta mais espessa e doce. O ponto de açúcar (pode verificar como fazer aqui) fará igualmente a diferença na consistência do recheio (umas receitas referiam ponto pérola, como esta; outras ponto fio).

Usei a receita do blogue "Amor e Sabores"

Ingredientes

1 embalagem de massa folhada (creio que na receita original, de Lamego, usam massa tenra)
150 gr de amêndoa pelada e picada
300 gr de açúcar
6 gemas
3 ovos (claras e gemas)
2 dl de água


Modo de preparação

Pré-aquecer o forno a 200º.

Colocar a massa folhada numa forma de fundo amovível (usei uma de 26 cm de diâmetro), como indica na embalagem e picar o fundo com um garfo.

Leva-se o açúcar e a água ao lume e ferve durante 2 minutos (ou até fazer ponto pérola).

Batem-se os ovos com vara de arames, junta-se a calda de açúcar sempre a bater para não cozer os ovos, adicionam-se as amêndoas peladas e picadas.

Coloca-se a mistura dentro da tarte (tive receio que o recheio transbordasse mas foi ao forno commmm mmmmuuuiiitttooo cccuuuiiidddaaadddo para não entornar e ficou assim!). Polvilha-se com açúcar em pó e vai ao forno durante 20 minutos.


6 comentários:

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)