sexta-feira, 6 de junho de 2014

FILETES DE POLVO COM ARROZ DE POLVO

FILETES DE POLVO COM ARROZ DE POLVO

FILETES DE POLVO

Cozer o polvo pelo método de sua preferência. Pode ver como prefiro cozê-lo aqui.
Separam-se os tentáculos da "bolsa". 
Cortam-se os tentáculos em 2 ou 3 pedaços (dependendo do tamanho do mesmo), sendo que a parte mais fina dos tentáculos se reservam para o arroz assim como a "bolsa".
Secam-se os pedaços de tentáculos com papel de cozinha ou guardanapos de papel pressionando levemente para que não retire a "pele" do polvo.
Com uma faca bem afiada, abre-se cada pedaço longitudinalmente sem separar e prendem-se com um palito, de um lado ao outro de cada metade para que ao fritar não encaracolem e para que não se separem.
Passam-se por farinha, depois por ovo batido e vão a fritar (também pode passar por último em pão ralado, ficam mais crocantes).
Claro que também podem fritar os pedaços de tentáculos sem os abrir.

Pode cozer o polvo num dia e dar-lhe utilização mais tarde. Sugiro que guarde em separado o polvo e a água de cozedura (quer guarde no congelador ou no frigorífico) pois facilita se tiver de usar um produto de cada vez e além disso, depois de frio a água fica gelatinosa e agarra-se muito ao polvo, ficando mais difícil separar um do outro.

ARROZ DE POLVO

Cortam-se a "bolsa" e as pontas dos tentáculos em pedaços pequenos e faz-se o arroz juntando-lhe esses pedaços (eu aproveito a água de cozer o polvo para fazer o arroz, mas deve verificar se tem muito sal)
Eu faço como se fosse arroz de tomate (este por acaso era risotto) mas com menos tomate (cerca de 1 colher de sopa de popa de tomate para 1 chávena de arroz). 
Quase no final junto um pouco de coentros picados ao arroz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)