quinta-feira, 18 de julho de 2013

COSTELETAS DE PORCO GRELHADAS COM BATATAS SALTEADAS COM ESPARGOS E QUEIJO FRESCO

COSTELETAS DE PORCO GRELHADAS COM BATATAS SALTEADAS COM ESPARGOS E QUEIJO FRESCO
A sugestão do Chefe José Avillez com a sua receita de Lombinho de porco alentejano com batatas salteadas com espargos e queijo fresco deixou-me com a vontade de experimentar. Fiz com costeletas de porco temperadas à minha maneira.

As batatas e espargos que estão na foto foram apenas para 2 pessoas porque os meninos não "gostam" de espargos, mas usei a mesma quantidade de tudo reduzindo nas batatas.

Ingredientes (4 pessoas)

4 costeletas de porco
4 colheres de chá de massa de pimentão
1 molho de espargos verdes arranjados
2 queijos pequenos frescos
batatas para cozer q.b. (quanto mais pequenas mais depressa cozem)
3 dentes de alho com casca
1 raminho de tomilho
1 folha de louro
azeite q.b.
flor de sal q.b.
sal q.b.
leite q.b.

Modo de preparação

Temperei as costeletas do seguinte modo: coloquei-as num recipiente, adicionei sal grosso, 2 colheres de chá de massa de pimentão, um fio de azeite e cobri-as com leite (já ouvi dizer que o leite ajuda a amaciar a carne). Ficaram assim durante cerca de 30 a 45 minutos, apenas o tempo até que fosse altura de as cozinhar/grelhar.

Lavar muito bem as batatas com uma escova e levá-las a cozer, com a pele e inteiras para que fiquem o mais secas possível, em água temperada com sal grosso, tomilho, louro, 1 dente de alho esmagado mas com casca e um fio de azeite.  Quando estiverem cozidas retire da água e parta-as em pedaços irregulares sem as descascar.

Lave os espargos, com um descascador retire as folhas do pé dos espargos e parta a base deles (a base dos espargos é mais fibrosa pelo que se segurar bem o espargo e fizer um pouco de força para partir ele quebra-se naturalmente no sítio imediatamente anterior ao local mais rijo) como mostrado aqui se bem que eu não descasque tanto. Corte-os em pedaços.

Numa frigideira aqueça um pouco de azeite e 1 dente de alho esmagado mas com a casca (deste modo o alho larga o sabor sem que se queime). Acrescente os espargos, um pouco de flor de sal e deixe saltear.  Junte as batatas, mais um fio de azeite, mais um pouco de flor de sal e os queijos frescos esmagando um pouco com um garfo. Envolva tudo muito bem. Acrescente mais um fio de azeite (conforme vir se vai necessitando) e junte 2 colheres de chá de massa de pimentão, ou a gosto. Envolva novamente e corrija os temperos.

Grelhei as costeletas numa chapa no bico do fogão, mas pode ser numa frigideira antiaderente, sem adicionar gordura, por isso é que juntei um fio de azeite à marinada onde estiveram a tomar o sabor dos temperos para que não pegassem tanto à chapa enquanto grelhavam.

Muito bom, Bom Apetite!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)