sábado, 29 de junho de 2013

PALHADA (SALADA FRIA DE BATATA COM ALFACE)

PALHADA (SALADA FRIA DE BATATA COM ALFACE)
Esta receita de salada fria com batata e alface, semelhante a migas frias) é típica da região do Ribatejo e a minha mãe fazia muitas vezes quando eu era solteira.

Nunca soube o nome! Hoje fiz uma pesquisa e descobri que se chama Palhada e pelo vistos pode ser feita com puré de batata. Eu nunca faço, não é necessário o trabalho de estar a passar a batata, basta esmagá-la com um garfo!

É um acompanhamento óptimo para os dias quentes, tanto com carne como com peixe (com sardinha é uma maravilha!).

Ingredientes

Alface q.b.
Batatas q.b.
Cebola q.b.
Azeite q.b.
Vinagre q.b.
Sal q.b.

Modo de preparação

Comece por cozer as batatas em água e sal (pode aproveitar sobras de batatas cozidas até porque convém que elas estejam o mais frias possível para não cozer a alface)

Entretanto lave muito bem a alface e corte-as como para caldo verde um pouco mais grosso. Junte a cebola muito bem picada.

Quando as batatas estiverem coloque-as num prato e esmague-as com um garfo e deixe arrefecer (sugiro que as coloquem já esmagadas num recipiente e este dentro de água para que arrefeçam mais rápido, envolvendo-as de vez em quando para acelerar o processo).

Junte as batatas à alface, tempere com o azeite e umas pingas de vinagre (não sou muito apreciadora de vinagre, mas nesta receita acho que faz toda a diferença). Envolva muito bem com a ajuda de 2 colheres.

Rectifique os temperos e está pronto.

NOTA: Se fizer com puré de batata não junte leite. Deve ficar seco, pois ao adicionar à alface o puré torna-se mais mole.
Cá em casa faço 2 versões: uma normal e outra sem cebola e vinagre:))

2 comentários:

  1. Adoro essa salada! A minha avó fazia,e eu lembro-me perfeitamente, ela faleceu qdo eu tinha 7 anos, dp foram as minhas tias a continuarem a fazer! Cm n sabiamos o nome chamamis de "salada da avó"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por trazer tão boas e saborosas recordações. Também esta receita me traz preciosas recordações. Obrigada pela visita, beijinhos e volte sempre

      Eliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)