domingo, 19 de maio de 2013

TÚBAROS DE PORCO FRITOS

TÚBAROS DE PORCO FRITOS
Um dia fui ao talho daqueles de rua, não na praça ou supermercado. Nestes talhos costumam ter miudezas de animais (inimagiáveis!).

O meu filho, que gosta de petiscos e é muito curioso, quis saber o que eram umas bolinhas que estavam na vitrine. "São túbaros!".

Ora o que é isso?! São testículos, que pelo que li podem ser de borrego, porco ou boi.

Na altura não comprei porque não sabia se o meu marido gostava e teria que ser ele a cozinhá-los que eu não tinha coragem. Mais tarde comprei, mas chegado o dia não tive ajuda do marido porque foi chamado para um trabalho inadiável e os ditos já estavam descongelados.

Como um Chef de cozinha tem que saber cozinhar tudo, até mesmo o que não gosta...arregacei as mangas! O que vale é que tinha o sub chefe cozinheiro em casa, o filho, para provar!

Já vinham devidamente arranjados do talho e cortados em "bifes".

Consultei os livros que tenho em casa, nada! Procurei na internet, pouca coisa! Mas pensei que o tratamento não seria muito diferente dos rins, que por acaso também nunca cozinhei.

Baseei-me neste site e como sempre inventei! Receita aprovadíssima pelos meus homens! Dizem eles que tem a textura semelhante ao fígado.

Os túbaros são um petisco em Portugal, creio que principalmente no Alentejo.

Ingredientes

500 grs de túbaros de porco
azeite q.b.
1 dente de alho
1 folha de louro
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de massa de pimentão
1 colher de sopa de vinho branco
sal q.b.
1 limão grande
1 colher de sopa de banha de porco
piri-piri q.b.

Modo de preparação

Lavei-os muito bem e deixei-os cerca de 3 horas em sumo de limão e um pouco de sal.

Como era já noite tive receio em os deixar a noite toda na marinada e então escorri-os e coloquei-os num passador de rede, com um recipiente por baixo, tapei o mais possível com papel de alumínio e guardei-os no frigorífico.

No dia seguinte, passei-os por água.

Numa frigideira, fritei-os num pouco de azeite em lume alto porque deitam muito líquido.

Retirei-os deixando-os no passador de rede devidamente lavada caso seja o mesmo onde estiveram em crus e mudei de frigideira onde coloquei a banha, azeite, louro, alho, massa pimentão, polpa de tomate, piri-piri e refogou um pouco.

Juntei os túbaros que entretanto cortei às tiras e adicionei o vinho branco. Deixei apurar. Rectificar os temperos e servir (pode juntar no final um pouco de salsa picada, por acaso esqueci-me).

9 comentários:

  1. Experimente, antes de os fritar dar-lhe uma fervura em água para largarem e "espuma" e depois escorrer um pouco e então, termine na frigideira com o resto dos condimentos. José Raposo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sugestão! Quando voltar a fazer vou experimentar.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  3. Eu desde miúda, já lá vão umas largas dezenas de anos, que conheço este petisco! Delicia!! No final ponho coentros.
    Grelhados também são deliciosos, Grelho simplesmente com sal e no fim rego com molho de coentros, alho, azeite e vinagre .
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. fico feliz por ter gostado da minha receita. Volte sempre

      Eliminar
    2. Olá. Procuro receitas para os túbaros e em boa hora cheguei aqui. Adoro comida alentejana. Vou experimentar a sua receita. Obrigada e parabéns pelo blogue

      Eliminar
    3. Amita muito grata pela sua visita e preferência. Sou uma inexperiente nestas coisas de internet mas pela minha curiosidade vou fazendo o meu melhor. Volte sempre

      Eliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)