terça-feira, 23 de abril de 2013

OVOS MEXIDOS COM FARINHEIRA

OVOS MEXIDOS COM FARINHEIRA
Um delicioso petisco, entrada ou uma simples refeição. Pode ser feito com alheira ou chouriço procedendo do mesmo modo, mas na minha opinião a farinheira faz melhor ligação de sabores.

Ingredientes (para 4 pessoas)

1 farinheira
6 ovos
azeite ou margarina q.b. (se necessário)
pimenta moída q.b. (facultativo)
sal q.b. (facultativo)

Modo de preparação

Lavar a farinheira e tirar-lhe a pele.

Colocar a farinheira, partida aos pedaços, uma frigideira anti-aderente ao lume. Se verificar que a farinheira tem pouca gordura, coloque um fio de azeite ou uma noz de margarina. Deixe fritar em lume brando durante uns minutos, mexendo com a ajuda de um garfo (de preferência de madeira para não riscar a frigideira).

Bater muito bem os ovos com um garfo ou vara de arames, com a pimenta e o sal (eu não coloco porque a farinheira já é devidamente temperada), até que as gemas e clara estejam muito bem ligada, a mistura espumosa e "fofa".

Juntar os ovos à farinheira, mexendo muito bem com o garfo e reduzindo o lume (se a frigideira estiver muito quente, retire um pouco do lume), para que os ovos tenham tempo de se ligarem bem com a farinheira antes de cozinharem na totalidade.

Retirar da frigideira para um prato, ainda com a mistura com aspecto húmido porque com o calor da mistura até que os coma ainda continuam a cozinhar e se os deixar na frigideira o calor residual continua a cozinhá-los. O tempo de cozedura dos ovos depende muito da quantidade dos mesmos, da temperatura a que se está a cozinhar e, principalmente do gosto de cada um, mas não levará mais que um ou dois minutos.

1 comentário:

  1. Um petisco mesmo como eu gosto.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)