terça-feira, 2 de abril de 2013

DICAS - BATATAS FRITAS CASEIRAS CROCANTES

DICAS - BATATAS FRITAS CASEIRAS CROCANTES

Depende muito da qualidade da batata sendo a melhor a batata que tem a pele roxa/vermelha e é amarela por dentro ou a olho de perdiz que tem umas manchas nos "olhos" da batata. De qualquer forma como eu faço é do seguinte modo:
Depois das batatas cortadas no formato desejado (palitos, palha, pála-pála, quadrados) lavá-las em 2 ou 3 vezes, colocá-las em água fria do frigorífico mesmo (ou com gelo) e sal durante (2 colheres de sobremesa de sal para 1 litro e meio de água) durante cerca de pelo menos 5 minutos ou mais.
Escorrer, secá-las com papel cozinha e fritar.
Como já esteve no sal não costumo voltar a temperar depois de fritas, é uma questão de provarem uma.

Deixo também aqui uma dica do Chef Henrique de Sá Pessoa através do seu programa "Ingrediente secreto" http://www.youtube.com/watch?v=Lyp6eY9T2Xc

Fiz uma pesquisa para ver se encontrava modos diferentes para o mesmo fim e encontrei as seguintes sugestões, que confesso, ainda não experimentei:

Descasque e corte as batatas no formato de sua preferência , chips , palitos , não molhe as batatas , seque-as o máximo que conseguir usando o papel toalha e em seguida leve ao freezer por 10 minutos ....Quando for usar basta retirar do freezer e fritar direto em óleo quente.


OU


Batata frita iguais às do Mc Donalds:

1. Compre batatas do tipo asterix (rosa)
2. Descasque-as e corte-as em palitos
3. Ferva água numa panela e depois de levantar fervura, apague o fogo

4. Nesta água quente coloque as batatas por três minutos
5. Retire da água e seque bem (com um pano limpo ou com papel de cozinha)
6. Em seguida, antes que elas esfriem mergulhe-as num recipiente com água gelada e pedras de gelo
7. Mantenha nesta água por mais três minutos e depois retire-as e seque bem novamente
8. Coloque numa frigideira uma porção de gordura vegetal hidrogenada que seja suficiente para cobrir a porção de batatas e deixe esquentar (não esquente muito, deixe em brando)
9. Coloque as batatas na gordura (já quente e derretida) e faça uma pré-fritura por mais 3 minutos e retire escorrendo bem o excesso de banha
10. Seque bem retirando o excesso de gordura e coloque num tabuleiro aberto, Leve ao congelador por 15 minutos
11. Em seguida retire do tabuleiro e guarde estas batatas pré-fritas num saco plástico de guardar alimentos. É importante retirar deste saco o excesso de ar (de preferência com uma bomba de vácuo).
12. Deixe este saco no congelador até congelar por completo.
13. Quando for fritar, também não use óleo de soja, use sempre a gordura vegetal hidrogenada. No momento da fritura é importante que a gordura esteja bem quente para que fique bem sequinha e crocante.

Dicas: Depois de congeladas, as batatas podem ser armazenadas no congelador por até 60 dias.




Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)