sábado, 30 de março de 2013

PÃO DE LÓ DE ALFEIZERÃO

PÃO DE LÓ DE ALFEIZERÃO
Este é um doce típico de Alfeizerão, uma localidade perto de Alcobaça (Portugal) e que embora também ainda não o tenha feito, achei que merecia ser partilhado porque é uma verdadeira delícia.

"Diz a tradição, que a receita do Pão-de-Ló pertencia às freiras do Convento de Coz e teria sido transmitido a algumas senhoras da terra que em dias de festa confeccionavam esta receita original. Um dia, o Rei D. Carlos fez uma visita a esta localidade e logo chamaram uma dessas senhoras para confeccionar um Pão-de-Ló para o Rei. Tamanho era o desejo de bem servi-lo, que a cozedura ficou incompleta! Ao invés do esperado, esta atrapalhação resultou num enorme sucesso que mereceu a preferência do Rei e o aplauso dos presentes. Estava, assim, descoberto o Pão-de-Ló de Alfeizerão." In http://alcobaca.no.sapo.pt/turismoguia/gastronomia.htm

A receita e foto foi publicada pela Clara de Sousa "A minha Cozinha-Clara de Sousa"

Ingredientes

6 gemas
2 ovos inteiros (usei L)
100g de açúcar
50g de farinha para bolos com fermento
papel vegetal ou papel almaço


Modo de preparação

Ligue o forno a 220º.

Bata as gemas, os ovos inteiros e o açúcar até crescer e ficar um creme fofo e esbranquiçado (cerca de 10 minutos na batedeira).
Peneire a farinha directamente para o creme e envolva à mão, em movimentos circulares de cima para baixo.
Forre uma forma de alumínio pequena de bolo sem buraco com papel vegetal - a minha tinha 22 cms de diâmetro.
Verta o creme sobre o papel vegetal.
Leve ao forno entre 7 a 10 minutos, consoante o quiser mais ou menos húmido no interior - 7 minutos ficará mais semelhante ao original.
Passado esse tempo, retire do forno e sirva no dia seguinte.


NOTAS DA AUTORA DA RECEITA:
Uma vez que os fornos são caprichosos e alguns têm personalidade própria, por segurança, e para não tostar demais o pão-de-ló, devem colocar uma folha de papel vegetal a cobrir a forma.
O meu não precisa, porque não queima demais por cima, mas há alguns que sim.
Por isso, se conhece o seu forno, decida se precisa ou não.


Foi por isto que não o deixei como o original, porque líquido não dá jeito para comer à mão.
Se quiserem mais líquido deixem apenas 7 minutos a 220º - o bolo leva um choque térmico forte que o coze por fora e deixa líquido no interior. Se colocarem a temperatura mais baixa pode "pastelar" a cozedura exterior e não ganha a mesma cor.
É uma questão de testarem os vossos fornos, já que também eles têm os seus caprichos :)


Não conheço quem não goste de Pão de Ló de Alfeizerão - bem sei que há outros magníficos em todo o país, muito semelhantes e falo, claro, daqueles que são molhadinhos por dentro.
Para a Páscoa sugiro que façam este Pão de Ló, que é muito barato, fácil e rápido.
O tempo de cozedura varia entre os 7 e os 10 minutos a 220º, consoante gostem dele mais ou menos húmido (este da foto ficou 10 minutos e ligeiramente húmido no centro. Para ficar como o original deixem apenas 7).
É claro que têm sempre a possibilidade de o deixar mais tempo para ficar sequinho, mas aí já será um Pão de Ló muito fofo, saboroso, mas diferente do de Alfeizerão.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)