BURRAS DE PORCO ESTUFADAS COM FAVAIOS |
Li este diálogo num blog, mas já não me lembro qual, que achei uma maravilha! Talvez seja devido aos beijinhos que é uma carne tão macia e saborosa (e barata).
"- O que é o almoço?
- Bochechas.
- Não gosto! Que é isso?
- É onde os porquinhos dão os beijos uns aos outros.
- Hum, é macio...!"
Sempre que as cozinho não estou com grandes temperos porque são saborosas de qualquer jeito. Podem ser fritas, grelhadas, no forno, estufadas e o que mais vos apetecer. Apenas recomendo que se forem destinadas a serem fritas ou grelhadas, devem ser cortadas ao meio para cozinharem melhor, sem queimar.
Desta vez tinha mais tempo e resolvi deixá-las a marinar, mas confesso que o sabor não é afectado. Normalmente coloco os ingredientes todos ao mesmo tempo e deixo cozinhar lentamente.
Passo a explicar como fiz:
Ingredientes (4 pessoas)
8 burras (bochechas) de porco, cerca de 680/700 g
1 colher de chá de massa de pimentão
2 dentes de alho picados
1 cebola média picada
2 colheres de sopa de polpa de tomate
2 dl de vinho branco (usei 0,5 dl de vinho branco e 2 dl de "Favaios", também pode ser "Moscatel" ou "Vinho do Porto") (*)
azeite q.b.
1 folha de louro
tomilho ou alecrim q.b. (facultativo)
sal q.b.
1 malagueta pequena de piri-piri (ou pimenta moída)
Modo de preparação
Lavar as burras e colocá-las numa marinada com o pimentão, o vinho branco, o louro, o sal, o tomilho (ou alecrim) e a malagueta ou pimenta, durante um tempo (deixei cerca de 2 horas).
Escorrer as burras da marinada e core-as no azeite. Junte o alho picado, a cebola e o tomate. Refresque com com a bebida alcoólica que escolheu (Favaios, Moscatel ou Vinho do Porto) e deixe estufar com tacho tapado em lume brando, até que as burras fiquem tenras.
Retire a carne a triture o molho, tendo o cuidado de retirar as folhas de louro antes de triturar.
(*) A junção de bebida alcoólica com sabor um pouco doce vai ajudar a diminuir a acidez do tomate, se preferir pode utilizar apenas vinho branco e juntar, nesse caso, uma cenoura aos pedaços para que o doce da cenoura faça o mesmo.
Obrigado pelas sugestões, vou experimentar as burras
ResponderEliminar