terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

SOPA DE ALHO FRANCÊS (SEM BATATA)

SOPA DE ALHO FRANCÊS (Sem batata)

Ingredientes (rende cerca de 14 pratos de sopa)
2 courgetes
2 chuchus
1 ou 2 batatas médias
1 pedaço de abóbora
2 cenouras
1 ou 2 alhos franceses
1 cebola média
2 dentes de alho
sal q.b.
água q.b.
azeite q.b.

Modo de preparação
Lavar e descascar as batatas, os chuchus a que deve tirar também o caroço, a abóbora,  os alhos, as courgetes (pode colocar a courgette com a casca mas acho que fica a sopa um pouco mais amarga).
Cortar tudo em pedaços pequenos e colocar numa panela com água suficiente (cerca do dobro da altura ocupada pelos legumes, depois se necessário acrescenta mais água depois de triturado). Temperar com sal e deixar cozinhas até estar tudo macio.
Entretanto, lavam-se as cenouras e o alho francês a que se corta as folhas verdes aproveitando-se apenas a parte branca (as folhas verdes tem um sabor mais intenso, mas também se podem usar).
Cortar o alho francês em rodelas finas (é mais fácil cortá-lo em cima de uma tábua). Lavar muito bem.
Ralar as cenouras.
Quando os legumes (base da sopa) estiver cozida tritura-se tudo, volta a colocar-se ao lume e quando levantar fervura juntam-se as cenouras raladas e o alho francês às rodelas e deixa-se cozer. Retificar os temperos. Quando o alho francês estiver macio está pronta. 
Desligar o lume e juntar o azeite (1 a 2 colheres de sopa). Misturar bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)