quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

CONGRO (SAFIO) ENSOPADO À MODA DE BRAGANÇA

CONGRO (SAFIO) ENSOPADO À MODA DE BRAGANÇA
Safio-Congro 
O safio tem o corpo em forma de serpente, com uma só barbatana resultante da fusão das barbatanas dorsal, caudal e anal. Boca grande lábios grossos que escondem duas fileiras de dentes. A sua cor varia entre o negro e o cinzento de acordo com o sexo e a profundidade. O congro é o safio já na sua fase de maior dimensão.
Atinge um tamanho máximo de 3 metros de comprimento e cerca de 45kg de peso. Vive em fundos rochosos em fendas e buracos. Podendo viver a profundidades superiores a mil metros. Actualmente em Portugal é pouco abundante, e considerado uma especie ameaçada.

Alimentação 
Crustáceos, peixes e cefalópodes (lulas, chocos, polvos). Alimenta-se durante a noite, saindo da sua toca, e voltando posteriormente. In Forum Mergulho.


Esta receita foi retirado de um livro que tenho: colecção Cozinha de Portugal-Trás-os-Montes de Maria Odete Cortes Valente, editada há uns bons anos pelo Circulo de Leitores.

Curiosidade: Antigamente este peixe só chegava a Trás-os-Montes salgado.

Ingredientes (4 pessoas)
700g de Congro/Safio (são 4 postas)
1 cebola média
1 dl de azeite
1 folha de louro
1 colher de sobremesa de vinagre
3 gemas de ovos
1 ramo de salsa (eu pus cerca de 5 ramos)
pão fatiado q.b.
água q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.

Modo de preparação
Refogar a cebola picada, o alho num tacho com azeite, a folha de louro e pimenta até que fique loura.
Colocam-se as postas de peixe, o sal, o vinagre e acrescenta-se um pouco de água e deixa-se cozer o peixe no tacho tapado.
Num prato coberto, ou travessa (depois pode tapar com papel de aluminio) colocam-se fatias de pão e sobre elas as postas de peixe depois de cozidas e tapa-se.
Em seguida batem-se as gemas com a salsa picada e deitam-se no molho onde cozeu o peixe mas com o lume desligado.
Mexe-se bem e volta ao lume para cozer as gemas. Rega-se o peixe e o pão com o molho e serve-se bem quente.
NOTA: Pode substituir o pão por batata cozida e hortaliça. Cá em casa eu e o marido acompanhámos com espinafres salteados em azeite e alho (e o pão) e para as crianças cozi batatas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)