sábado, 30 de março de 2013

TORTA DE CLARAS

TORTA DE CLARAS
Este é um doce muito apreciado cá em casa.

Quando há convívios familiares em que esteja a minha cunhada Ofélia (irmã do meu marido) ela já sabe o que deve fazer para sobremesa!

Ando há muito tempo para experimentar fazer mas ainda não o fiz. a minha cunhada faz com a Bimby por isso fico sempre um pouco à espera da dela:)) mas vi esta publicação e resolvi partilhar através do meu blog, também para que assim que surja a oportunidade saiba onde a encontrar. Obrigada "A Cozinhar"

Ingredientes

Claras de ovos q.b. - nesta torta utilizei 12 claras
Ovos moles ou outro creme q.b.
Açúcar granulado fino - por cada clara, uma colher de sopa rasa.
Uma pitada de sal fino
Amêndoa descascada torrada; moída e inteira para decorar, canela e fios de ovos (opcional)


Para esta torta utilizo tabuleiro anti-aderente com paredes laterais baixas.

Modo de preparação

Ligar previamente o forno a 180 graus. Untar o tabuleiro. Peneirar o açúcar. Colocar o sal fino nas claras e começar a bater com a batedeira.
Quando começarem a ficar em castelo, adicionar o açúcar, colher-a-colher. Vão-se formar núvens em redor das varinhas. Continuar a bater por mais 10 minutos (ficam bem durinhas).
Espalhar bem no tabuleiro, com uma espátula, aconchegando para não haver buracos.
Levar ao forno e contar 1 minuto por cada clara. No final colocar a mão em cima para testar a textura (tem de se sentir um pouco de rigidez na superfície).
Retirar do forno, rechear com o creme escolhido e enrolar ainda quente, sobre um pano de cozinha polvilhado de açúcar (passar o pano previamente por água limpa para tirar qualquer resquício de detergente e deixá-lo secar, estando pronto para ser utilizado). Deixar arrefecer e colocar na travessa com cuidado. Cobrir com o restante recheio. Decorar a gosto.

Se abrir fissuras ou roturas, os fios de ovos podem ser utilizados para ajudar a disfarçá-las.


Fonte: http://bolosdoalgarve.blogspot.pt/2008/06/torta-de-claras.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)