sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

DICAS - ADAPTADOR PARA PLACAS DE INDUÇÃO

DISCO ADAPTADOR PARA PLACA DE INDUÇÃO - Comprado na "Tescoma"
Não é forçosamente necessário renovar todo o trem de cozinha.

Há cerca de 4 anos foi necessário fazermos obras profundas, devido a infiltrações de água, na cozinha e optámos por comprar placa de indução.

Naquela altura foi-nos recomendado este sistema que, segundo estudos, haveria retorno de poupança apesar de funcionar a electricidade e ser necessário substituir o trem de cozinha. Esse retorno adviria do facto das placas de indução demorarem menos tempo no aquecimento dos recipientes e na confecção dos alimentos.

Contudo, hoje em dia não sei se assim é pois o custo da electricidade subiu em flecha e acho muito mais difícil a rapidez no controlo de intensidade de aquecimento (e já tive mais que tempo para me adaptar)! Um ponto a favor é a facilidade na limpeza.

Para este tipo de fogões impõem-se a utilização de utensílios (fazendo o teste com um íman na base do recipiente, se este for atraído pode ser utilizado. Foi preciso renovar todos os utensílios (tachos e tachinhos, panelas e panelinhas, frigideiras e frigideirinhas e até a minha querida panela de pressão ficou obsoleta!!!). Distribui os apetrechos pela família.

O que mais senti falta foi da minha panela de pressão e para além disso precisava comprar mais uns tachos e renovar as frigideiras (esse tipo de utensílios são mais caros que os de utilização em fogão "normal").

Em conversa com uma amiga falou-me da existência de umas placas/discos que se colocam em cima do "bico" do fogão de indução e que permite assim a utilização de todos o tipo de recipientes.

Embora um pouco céptica comprei um.

Resultado: tive que pedir a panela de pressão de volta à minha irmã (desculpa mana!) e ..... uma maravilha! Qualquer dia tenho que comprar outro disco :)






14 comentários:

  1. Oi, sabe me dizer onde eu consigo essa placa?

    ResponderEliminar
  2. Oi, sabe me dizer onde eu consigo essa placa?

    ResponderEliminar
  3. Olá Roberta. Eu comprei-a na Tescoma, no Centro Comercial Dolce Vita Tejo, perto da Amadora. Se não mora perto creio que pode encomendar online em http://www.tescomaonline.pt/. Penso que também haja à venda noutras lojas de artigos para cozinha. Obrigada pela visita à minha página. Volte sempre. Beijos

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Tambem estou em duvida se compro a placa de indução ou se continuo no gás. A questão é se quem gosta de cozinhar sente a falta da chama?
    Ja se adaptou totalmente à indução? Ha alguma coisa que faça falta no cozinhar a gás?
    Muito Obrigada!!
    Marta

    ResponderEliminar
  5. Olá Marta. Antes de mais muito obrigada pela visita a este meu cantinho. Quanto à sua dúvida se eu tivesse que optar nos dias de hoje não mudava. apesar de cozinhar em cerca de metade do tempo, principalmente no início das fervuras, acho que não compensa até porque é tal a rapidez com que aquece que por mais ligeira distração ainda hoje, por vezes, se queimam os refogados ou os doces se pegam ao fundo. E há que ter em atenção que é sempre preciso substituir o trem de cozinha, pois estas placas adaptadoras só para usar de vez em quando pois o rendimento da placa não é a mesma coisa do que com utensílios próprios, para isso mais vale continuar a gás. Qualquer que seja a decisão o importante é que cozinhe :) Confesso que aderi à desistência do gás muito céptica e ainda hoje não estou totalmente convencida. O que faz falta não tendo fogão a gás, que me tenha ocorrido, é:
    - não ter onde aquecer o ferro para queimar o açúcar no leite creme;
    - não ter chama para fazer flambé, embora se possa usar fósforo ou maçarico de cozinha;
    - ainda não encontrei um termómetro que funcione em placa de indução, os que que comprei desligam-se assim que são introduzidos no recipiente para medir a temperatura dos doces/compotas;
    - sinto falta de uma panela de pressão, porque com adaptador o funcionamento é a 80%;
    - faço um pudim em que o açúcar queimado era feito na forma do pudim quando tinha fogão a gás, agora como a forma não é própria tenho que a fazer noutro recipiente ou na placa adaptadora e não é a mesma coisa
    Que me lembre é tudo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Comprei mas a 2a vez que usei ficou sujo por baixo e por mais que esfregue não saí :( tenho medo de usar e danificar a placa! Alguma dica?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei que lhe diga. Sugiro que pergunte ao fabricante, mas recomendo que pergunte por escrito, por email por exemplo.

      Eliminar
  7. Boa tarde. Parabéns pelo trabalho que aqui tem e com o qual nos brinda! Obrigado.
    Gostaria de ajudar na solução da panela de pressão para indução. Ainda não comprei, mas muito em breve irei fazê-lo. Num supermercado de marca alemã (não direi o nome por motivos óbvios), tem tido nas suas prateleiras uma panela, que me parece ser suficiente para uma família de 4 a 5 pessoas, com um preço perto da meia centena de euros.
    Uma vez mais obrigado e boas festas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata pela sua visita e pela sua sugestão e irei tentar ver a dita panela no Lidl(eheheh). Boas festas

      Eliminar
  8. Uma pegunta. Houve alguma perda de eficiência no preparo das comidas usando essa a placa?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto perde um pouco a eficiência. Cozinha mais rápido com os utensílios próprios para cada tipo de fogão. Obrigada pela visita e volte sempre

      Eliminar
  9. Olá, não se esquece de uma grande vantagem de ter deixado de usar gás, a eliminação de um risco! Às vezes mortal... Eu pessoalmente tenho uma placa de Indução há mais de 10 anos e a mesma tem mais prós do que contras.

    ResponderEliminar
  10. Usei o adaptador para o fogão de indução .. más certa hora aconteceu algo estranho ficou piscando a letra "E" e travou que eu não consegui destravar. Esperei esfriar totalmente e só depois voltou a funcionar normal. Mas agora estou com medo de usar o adaptador e estragar a placa.

    ResponderEliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)