sábado, 4 de maio de 2013

CARACÓIS

CARACÓIS 
Este é um dos pratos que como com mais prazer se for feito por mim, tal como a dobrada!

Aviso desde já que sou muito picuinhas na preparação destes animais. Vou dizer como procedo para a lavagem dos bichos mas, claro está, fica ao vosso critério! E é de facto muito cruel!

No dia em que os compro lavo-os em várias águas para que reajam pois os caracóis "gostam" de água e retiro todos os que estejam com a casca demasiado partida e que levante dúvidas se estão vivos ou não (esses duvidosos coloco-os em cima da bancada e aguardo para ver se deitam a cabecita de fora).

Deixo-os de um dia para o outro dentro de um recipiente tapado com algo com furos, para que não saiam, caso contrário no dia seguinte tem que andar à procura deles!. Uso uma daquelas redes protectoras para colocar na frigideira, como a da figura.

Pode tapar com um saco de plástico com furos, preso com um elástico.

Ou pode humedecer os bordos do recipiente e colocar sal fino a toda a volta.

No dia seguinte o processo é mais complicado e moroso:

1) Lavá-los novamente em várias águas, envolvendo-os muito bem, sem apertar para que não lhes parta as cascas.

2) Ver um a um se não há algum com o orifício tapado, se estiver tapado tira-se a capa seca com ajuda do bico de uma faca e sem água, juntar aos caracóis 2 ou 3 colheres de sopa de sal grosso e envolver durante uns minutos para que eles ao recolherem para dentro das conchas (têm "alergia" ao sal) deitem o mais possível de excreções e para que o sal ajude a limpar as excreções que estão agarradas às cascas.

3) Encher o recipiente com água e com ajuda da mão retirar a "espuma".

4) Passar por várias águas em que a última será colocando um punhado de caracóis com ambas as mãos em concha, esfregando-os muito ligeiramente uns contra os outros e com a água da torneira correndo em fio.

5) Deixo-os repousar um pouco antes de os colocar a cozinhar.

Ingredientes

1 Kg de caracóis
1/2 chouriço de carne aos pedaços
2 cubos de caldo de carne ou de galinha
1 cebola média descascada mas inteira
2 dentes de alho descascados mas inteiros
1 folha de louro sem o veio do meio
1 malagueta
2 colheres de sopa de azeite
50 gr de margarina
1 colher de sopa de oregãos secos
água q.b.
sal q.b.

Modo de preparação

Depois de bem lavados colocar os caracóis num tacho e cobri-los com água. Vão ao lume em temperatura mínima para que a água vá aquecendo muito lentamente, obrigando os caracóis a saírem  Não deve aumentar a temperatura para que eles não recolham e fiquem todos com a cabeça fora das cascas. é cruel, eu sei!
Quando eles já não se mexem pode aumentar a temperatura do lume até que comece a ferver e vai retirando a espuma que se vai formando, com uma escumadeira ou colher.
Em deixando de formar espuma, retiro os caracóis com a escumadeira, para um recipiente e escorro a água pelo passador de rede para cima deles, para que fique um líquido os mais limpo possível.
Volto a por tudo no tacho juntando tudo excepto os oregãos e o sal, este último deve ser adicionado logo que recomece a ferver.
Passados cerca de 20 minutos juntar os oregãos e deixar acabar de cozer, leva cerca de 45 minutos. Se achar que precisa apurar o molho deixe cozinhar um pouco com o tacho destapado quando junta os oregãos. 
A minha técnica para ter a noção quando poderei começar a provar é quando a cebola (por isso a ponho inteira) começa a ter aspecto de cozida. Normalmente o nível de cozedura da cebola corresponde ao do caracol.



3 comentários:

  1. Olá,
    Adoro caracóis, é dos meus petiscos favoritos mas, nunca faço em casa.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  2. sou Australiana e hoje, com a ajuda da sua receita fiz caracois pela primeira vez. Estavam muito boms! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso que me alegra o coração! Que pela minha simples partilha possa ajudar e que gostem. Muito obrigada e volte sempre

      Eliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)