sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

SOPA DE GRÃO COM MASSA, CARNE DE PORCO E ENCHIDOS

SOPA DE GRÃO COM MASSA , CARNE DE PORCO E ENCHIDOS
Este é um dos pratos que me remete para a minha infância em que os tempos também não eram de abundâncias sendo necessário refeições de conforto, alimentícias e económicas.
É um prato pesado por vários motivos: gordo por causa dos enchidos e carne de porco e pela junção de massa com leguminosas que não é a dieta recomendável. Mas tudo é permitido, desde que consumido com moderação.
Este prato serve perfeitamente como prato principal.

Ingredientes
1 lata grande de grão já cozido ou grão seco
1/2 embalagem de massa com formato grande (o ideal é cotovelos)
carne de porco a gosto (chispe e/ou entrecosto e/ou pernil e/ou entremeada)
Enchidos a gosto (chouriço, moura, morcela, farinheira...)
Folhas de hortelã
Sal q.b.

Modo de preparação
Temperar a(s) carne(s) de porco de um dia para o outro ou pelo menos o tempo suficiente para tomarem o gosto do sal para que fique mais saborosa.
Se usar grão seco, depois de bem lavado deve colocá-lo de molho de um dia para o outro, num recipiente com água de modo a que fique com mais cerca de uma mão de água acima do grão, para que duplique de volume.
Umas horas ante ou de um dia para o outro, coloque a farinheira num recipiente com água para que amoleça e seja mais fácil espalhar o recheio por toda ela. Antes de colocá-la na panela, espalhe toda a massa apertando com os dedos por toda ela, com cuidado, espalhando o recheio o mais uniforme possível, de uma ponta à outra. Pique com um garfo.
No dia seguinte coloque o grão numa panela e cobri-lo com água. (*) Logo que comece a ferver, juntar o sal, passar a(s) carne(s) por água e juntá-las ao grão (ao contrário do feijão, o grão "gosta" de ser cozido com sal).
Lavar e picar os enchidos com um garfo e colocar na panela. Deixar cozer retificando o sal. Retirar as carnes e enchidos cobri-los com papel de aluminio para que mantenham o mais quentes possível e juntar a massa ao grão e colocar a farinheira no cimo. Deixar cozer.
Retifique o sal e quantidade de água. Pode também retirar um pouco de grão e reduzi-lo a puré juntando-o à sopa para que a engrosse um pouco.
Quando cozido retirar a farinheira e juntar um ramo de hortelã e deixar ferver uns segundos. Cortar as carnes e enchidos e servir.
(*) Caso use grão em lata, o processo tem inicio com a cozedura das carnes e enchidos que devem ser colocadas na panela já com a água em ebulição, assim como o sal.
Quando as carnes estiverem cozidas, retire-as e adicione o grão ao caldo (eu também junto o líquido da lata para que fique com mais sabor ao grão). A partir daqui o seguimento é igual.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)