sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

DICAS - COMO ESCOLHER O BACALHAU

DICAS - COMO ESCOLHER O BACALHAU
COMO ESCOLHER O BACALHAU
Deve-se escolher um bacalhau que tenho o menos possível (digo assim porque antigamente o bacalhau era mais limpo!) de manchas escuras, tipo sangue seco, na parte de dentro do bacalhau. Tons de castanho e preto indicam resíduos de sangue ou bílis, sinal de que a cura não foi feita corretamente. Para saber se foi bem curado, segure a «cabeça» com força e solte a cauda. Se o bacalhau ficar direito ou quase direito, está bem curado. Se se dobrar, está húmido e mal curado.


BACALHAU e promoções
Na época natalícia o bacalhau é um alimento muito consumido no nosso país.
Também nesta altura o preço aumenta!
Há promoções, é verdade, mas alerto para o facto (já constatado por mim no local onde faço a maior parte das minhas compras) de que o bacalhau que está à venda nesta altura não é tão apelativo em termos de qualidade de seca.
Está muito mais húmido o que para além de afectar o sabor pesa mais. Ora mais caro, dizem que se compensa com a promoção mas pesa mais, no que ficamos?!
O ideal, quanto a mim, é comprá-lo antes da época natalícia.
Para verificar se o bacalhau está seco deve agarrar em ambas as pontas do bacalhau e deixar cair a parte da cauda. Quanto menos ele se dobrar e voltar ao normal quando cai, ou seja, fique ele todo direito e não com a cauda para cima ou para baixo.
Para além disso deve ter uma cor de palha, uniforme.
Eu aproveito os sacos que embalaram pão, seco as postas depois de demolhadas, embrulho em película aderente e coloco no congelador.
Depois é só tirar a quantidades de postas que necessito e deixar descongelar.

Veja também este
http://www.bolsademulher.com/gourmet/como-escolher-bacalhau/

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)