sábado, 26 de janeiro de 2013

RISOTO POBRE

RISOTO POBRE
Veja aqui a receita dos bifes de peru recheados com fiambre e queijo
Veja aqui a receita do esparregado
"O risotto é um prato típico italiano em que se fritam levemente as cebolas e o arbório, ou o arroz em manteiga, e se vai gradualmente deitando fundo de carne ou legumes e outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não poder absorver mais líquido.[1]
Risotto, que significa literalmente arrozinho, é um prato típico da região do Norte daItália, mais especificamente ele provém da Lombardia. O risoto data do século XIquando o sul da Itália era dominado pelos Sarracenos e esses trouxeram o grão usado para a preparação do risotto.A receita original de risoto surgiu em 1574. Por quase 200 anos, nesse tempo, havia muito trabalho pela construção de uma Catedral, Duomo di Milano, havia carpinteiros, arquitectos e pintores de toda a Europa. Em uma pequena fazenda poliglota ali perto havia uma comunidade Belga: Valerio de Fianders, mestre na fabricação de vidros, tinha que fabricar algumas janelas para a Catedral e isso lhe trouxe muitos estudantes. Um em particular se destacava dos outros devido a sua habilidade de misturar cores. Seu segredo era misturar um pouco de açafrãoquando o vidro estivesse pronto. Seu mestre sabia da paixão de seu mais prospero aluno por açafrão, mas fingia que não sabia de nada e se limitava a dizer a seu aluno, irritando-o, que se ele continuasse com isso iria acabar colocando açafrão no risoto. Após muitos anos de incomodar o aluno decide aplicar um truque no seu mestre: A filha de Valerio iria se casar e o aluno subornou o cozinheiro para esse colocar no risoto um pouco de açafrão. Imagine a surpresa dos convidados quando viram aquele arroz amarelo. Um teve a coragem de experimentar, depois outro e mais outro e todos adoraram surgindo assim o risotto alla milanese." in http://pt.wikipedia.org/wiki/Risotto

À MINHA MODA:
Fazer um caldo de galinha com um cubo de caldo instantâneo.
Num pouco de azeite refogar cebola e alho (eu ralo estes ingredientes porque há alguém que não gosta de os encontrar no prato).
Juntar o arroz (próprio para risoto, mas já fiz agulha) e deixar fritar até começar a ficar translúcido mexendo sempre.
Ir juntando o caldo de galinha aos poucos e mexer. Sempre que começar a secar juntar mais um pouco de caldo e mexendo.
Quando arroz estiver cozido mas ainda al dente juntar um pouco de manteiga e caso queira umas gotas de sumo de limão ou até mesmo raspas de casca de limão. Muito cremoso! Pode juntar no final queijo ralado ou Philadelphia.
Digo que é pobre porque não levou queijo, nem vinho branco, nem outro ingrediente a fazer-lhe companhia como por exemplo legumes.
Confecionar este prato é como estar num momento de meditação...como não podemos deixá-lo...fazemos-lhe companhia!

2 comentários:

  1. Boa noite
    Tenho caldo quer de carne quer de frango,que vou guardando das cozeduras.Pode substituir o cubo de caldo de galinha?
    Obrigada
    Isabel Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel Martins, ora aí está esse caldo substitui a agua com o cubo de caldo de compra. Se achar que fica com um sabor muito forte a carne ou frango junte-lhe um pouco de água antes de adicionar ao arroz. Também pode fazer um caldo de legumes.

      Eliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)