sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

BOLINHOS DE CHUVA

BOLINHOS DE CHUVA ou SONHOS SIMPLES

Uma receita que se faz só com uma mão!!! 

Estar com uma mão ao peito por altura das épocas festivas do Natal não dá muito jeito!!! Ainda para mais nos outros anos não me apetecia tanto comer doces típicos da quadra como este ano que não os posso fazer! 

Não sendo eu mulher de ficar de braços cruzados e tendo ainda uma mão válida ... toca a pôr mão à obra e não é que saíram bem?!!!

Estes fritos são consumidos em Portugal e no Brasil. Os Bolinhos de Chuva foram mais dados à fama pelas mãos da Tia Nastácia que os fazia para o Pedrinho, Narizinho e para a boneca de pano Emília no programa Sítio do Pica Pau Amarelo. Creio que em Portugal se trate de mais um tipo de Sonhos.

Os ingredientes principais são a farinha, os ovos, o fermento ou bicarbonato de sódio e o leite; óleo para fritar; açúcar e canela para polvilhar. Depois é acrescentar a criatividade! Segundo algumas receitas que encontrei na net aqui ficam algumas sugestões mas que ainda não experimentei: substituindo a canela por chocolate; recheando com chocolate, leite condensado ou creme de ovos ou juntando fruta ou frutos secos à massa. É uma massa que fica muito semelhante aos donuts e à Bola de Berlim.

Nesta receita surgiu-me que quando se fale de ovos em doçaria deveria ser mencionado o peso destes pois hoje em dia há-os de todos os tamanhos e na maior parte das receitas faz toda a diferença, principalmente quando a receita depende da consistência da massa e nunca se tenha feito como foi o caso. Os meus ovos eram caseiros mas pequenos daí usei 2.

Ingredientes

2 ovos pequenos ou 1 grande 
1/2 xícara (chávena) de chá de leite
3 colheres de sopa de açúcar
1 xícara (chávena) da farinha de trigo (usei já com fermento)
1/2 xícara (chávena) da farinha Maizena amido de milho (ou substituir por farinha de trigo)
1 colher de chá de fermento ou bicarbonato de sódio
açúcar e canela q.b. para polvilhar

Modo de preparação

Em todo o processo apenas usei um batedor de varas manual.
Num recipiente misturar as farinhas, o fermento ou bicarbonato e o açúcar. 
Noutro recipiente bater ligeiramente os ovos e juntar o leite.
Misturar o preparado líquido à mistura seca envolvendo.
A massa deve ficar a escorrer mas de forma que se note que faz um cordão ao cair, ligada e não muito líquida mas também não muito espessa. Se bem que mais uma vez depende do gosto: quanto mais espessa ficar a massa mais pesados ficam os bolinhos e ficando menos espessa ficam mais fofos.

Colocar uma frigideira alta com óleo a aquecer. Quando estiver quente com ajuda de 2 colheres de sobremesa vão-se colocando colheradas no óleo e deixam-se fritar até que fiquem lourinhos. Quanto mais pequenos menor o risco de ficarem crus por dentro e o lume não pode estar muito alto nem muito baixo.

Enquanto a primeira quantidade frita prepara-se a mistura de açúcar com a quantidade desejada de canela e reserva-se.

Retirá-los com uma escumadeira, colocá-los num prato com papel absorvente onde ficam a escorrer enquanto se coloca outra porção a fritar. Os que estão a escorrer entretanto podem ser passados pela mistura de açúcar com canela e colocam-se num recipiente esperando pelos outros bolinhos para irem depois todos à festa!!!

2 comentários:

  1. Nossa! nunca tinha vista em nenhum site, essa receita de bolinho de chuvas, a minha mãe faz, é uma delícia! Você explicou muito bem!
    Amo esse blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :) Também costumo fazer com figos secos. Tenho essa receita no blogue "bolinhos de figos secos". Agora fiquei a babar ahahahah. Obrigada pela visita. Volte sempre. Só tenho pena de não ter mais tempo para dedicar ao blogue.

      Eliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)