quarta-feira, 8 de outubro de 2014

DICAS - TIRAR ESCAMA AO PEIXE FÁCIL E SEM SUJAR



Se há trabalho que não gosto de fazer é o de escamar peixe!

Por norma todo o peixe já vem devidamente amanhado da peixaria mas o bacalhau ter que se escamar em casa, depois de ter sido demolhado.

É sempre um drama com tanta escama espalhada nas paredes, no chão, no meu corpo e roupa e principalmente na pia do lava loiça e ralo.

Já experimentei várias técnicas entre elas: escamar dentro de água; escamar com uma colher; dentro de um recipiente o mais fundo possível. Nada me convenceu ou por não ter resultado, ou por não ser prático ou por não dar jeito! 

Até que há dias vi um programa de culinária (já não me recordo em que canal, mas era português) onde o chef dava a sugestão de se escamar o peixe, até era uma dourada, dentro de um saco de plástico.

Não fiquei muito convencida mas registei para uma próxima oportunidade!

Hoje chegou o dia!

Com 2 bacalhaus para escamar não estava mentalmente nem fisicamente preparada para depois andar a limpar escamas por todo o lado.

Consiste tão simplesmente em colocar o peixe dentro de um saco de plástico suficientemente grande para que lá caiba o peixe e simultaneamente se consiga fechar o mais possível permitindo igualmente uma boa movimentação da mão. Vai-se limpando a faca a um guardanapo de papel,

Apesar de algumas escamas mais atrevidas se terem esgueirado ... foi uma limpeza!

Aprovado!