segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

BROAS DE TODOS OS SANTOS (ABRANTES)

BROAS DE TODOS OS SANTOS (ABRANTES)
Esta receita é típica da região de Abrantes e é, normalmente, feita por altura de Todos os Santos (1 de Novembro).

Mas quem diz que só as posso comer nessa altura?

Comprei os ingredientes no tempo certa mas disponibilidade para as fazer foi passado 1 mês e meio e souberam ainda melhor :) É que preciso de ajuda para me segurarem o tacho, pois para além do meu curto 1,53cm o fogão é de placa e o tacho escorrega, falta igualmente a força... Portanto estava dependente da disponibilidade dos outros! Tristeza...!

Para mim existe uma combinação que pode parecer estranha mas gosto tanto!! Broas com tremoços. Pelas alturas de Todos os Santos as minhas avós encarregavam-se de me mimar: a avó paterna cozia os tremoços e a avó materna fazia as broas. Saudades!!! Tinha outro sabor, carregadinhos de carinho!

Ingredientes (cerca de 80 broas)
0,5 L de azeite
1 L de água
750 gr de açúcar  amarelo (ou 0,5 Kg de açúcar amarelo e 250 gr de mel para quem não for vegan)
30 gr de erva doce moída (uso o moedor de café)
10 gr de canela em pó
1 colher de café de sal,
100 gr de miolo de nozes partidas miudinhas (pode colocar até 250 gr.)
1 Kg de farinha (sem fermento, de preferência)
Variante: Pode juntar 1 colher de chá de café solúvel ou 1 chávena de café líquido, substituindo, neste caso, o equivalente de água

Modo de preparação
Picar as nozes para que fiquem em pedaços pequenos mas que se notem ao mastigar as broas.
Colocar num tacho largo o azeite, a água, o açúcar, o mel (se usar), a erva doce, a canela, o sal e as nozes.
Leve ao lume e deixe levantar fervura. Retire do lume e adicione a farinha envolvendo muito bem com uma colher de pau.
Vai novamente ao lume, para enxugar e cozer a farinha, durante 2 a 3 minutos, mexendo continuamente até que a massa se descole das paredes do tacho.
Retire a massa do tacho colocando-a sobre a bancada de trabalho e deixe arrefecer um pouco.
Enquanto arrefecem polvilhe o(s) tabuleiro(s) com farinha e ligue o forno em temperatura alta (coloquei a 200º, depende do forno).
Molde as broas, com a massa ainda quente e coloque-as no tabuleiro previamente polvilhado com farinha e com as costas de uma faca faça-lhes uns traços formando 1 ou 2 losangos (conforme o tamanho da broa), tendo o cuidado de não exercer muita força na faca para que as broas não fiquem espalmadas.
Vão alourar ao forno entre 10 a 13 minutos (conforme desempenho do forno). Assim que estivem louras (não muito) retire. As broas estarão ainda um pouco moles mas endurecem conforme vão arrefecendo e ficam sempre macias por dentro, mesmo que fiquem mais cozidas do que pretendíamos. Se deixar cozer mais ficam crocantes no exterior e macias no interior (é ao gosto).
Polvilham-se com um pouco de açúcar branco (opcional).

Bom apetite!

5 comentários:

  1. Vivi uns anos na zona de Abrantes/Montalvo e lembro-me da minha Mãe aprender e fazer estas broas, uma delicia !!! Lembro-me que relativamente aos frutos secos, colocavamos nozes, amêndoas e pinhões; os três em conjunto. Obrigado por partilhar a receita. J.Batista

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nasci em Abrantes, saí de lá com os meus pais tinha 7 anos, mas ficaram uns tios e primas. A minha tia fazia e nunca vou esquecer do sabor dos pinhões que ela também punha na massa.É curioso que ela também punha os outros frutos e só ficou na memória o sabor incrível, maravilhoso dessas broas e dos pinhões. Para mim,que tenho 69 anos, já provei muitas broas por todos sítios de Portugal, essas são únicas mesmo.Não podiam deixar de ser Conventuais, pois eram feitas pelas freiras do Convento da Graça, em Abrantes, claro!

      Eliminar
  2. também faço estas broas mas ficam sempre rijas porque Obrigada







    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Provavelmente ficam muito tempo no forno. É só para secar um pouco mais até porque farinha fica cozinhada no tacho. Experimente fazer tal qual a minha receita. Deixa 10 minutos no forno, tira um pouco duma para provar. A partir daí já dá para acertar o tempo necessário no seu forno para a consistência desejada. Espero que resulte. Obrigada pela visita e volte sempre

      Eliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)