sexta-feira, 4 de abril de 2014

FRESSURA COM ARROZ

FRESSURA COM ARROZ

Fressura é o conjunte de vísceras do animal (coração, fígado, pulmões também chamados bofe), de borrego, cabrito ou porco.

Era um prato normalmente confeccionado nos dias de matança do porco, na minha terra (como já referi noutros posts sou natural do Ribatejo, de uma pequena localidade perto de Abrantes), mas pela pesquisa que efectuei agora o mesmo acontece noutras regiões do país. 

A minha mãe, já em Lisboa onde estou desde os 2 anos de idade, costumava fazer até porque é um prato económico. Mas recordo-me que juntava sangue cozido (já se vendia assim) mas hoje em dia já não se vê, creio que pelas novas directivas de saúde alimentar, sei lá!. Na minha terra natal quando faziam este prato com fressura de porco não juntavam o sangue previamente cozido porque era necessário para fazerem os enchidos, mas quando o faziam de borrego aí sim ( a este prato de borrego chamam "Verde"). Há muito tempo que não comia.

Há dias a minha sogra deu-me uma fressura de borrego e eu deliciei-me. O meu filho (13 anos ) que adora petiscos e comeu pela primeira vez também adorou mas recomeço que é algo que causará alguma má impressão a algumas pessoas, principalmente no manuseamento das carnes.

A acompanhar, depois das carnes refogadas, pode-se fazer arroz branco ou de manteiga, esparguete, batata cozida. Pessoalmente gosto mais de cozinhar o arroz ou as batatas cortadas em pedaços juntamente com a carne. Uma questão de gosto! O que não pode faltar neste prato, na minha opinião, é um salpico de vinagre, faz toda a diferença!

Ingredientes

1 fressura de borrego 
2 colheres de sopa de polpa de tomate
1 colher de chá de massa de pimentão
1 colher de chá de colorau
1 colher de sopa de banha de porco (opcional)
3 colheres de sopa de azeite 
1 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
1 pitada de cominhos (opcional, mas se usar vá ponha pouco e vá provando porque têm sabor muito intenso e não agrada a todos)
arroz ou batatas q.b.
água q.b.
sal q.b.
vinagre q.b.

Modo de preparação

Corta-se a fressura aos pedaços. Aloura-se a cebola finamente picada, no azeite e banha. Juntam-se os restantes ingredientes, incluindo a fressura, excluindo o vinagre. Deixa-se apurar em tacho tapado (se necessário vai-se juntando pequenas quantidades de água, apenas o suficiente para não pegar ao fundo).

Quando as carnes estiverem cozidas junta-se água suficiente para cozer o arroz ou as batatas. Rectifique os temperos.

Assim que desligar o lume junte uns salpicos de vinagre a gosto, envolvendo bem.




4 comentários:

  1. Adorei o seu blog que não conhecia :) Já me tornei seguidora :) Adoro as receitas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Fácil e gostoso,Eu acompanho com batatas salteadas com salsa e alho e um bocado de sangue esfarelato,tudo na frigideira.

    ResponderEliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)