quinta-feira, 10 de abril de 2014

FARÓFIAS NO FORNO COM PUDIM MANDARIM

FARÓFIAS NO FORNO COM PUDIM MANDARIM
Gostaria de saber a origem do nome e da receita mas as pesquisas que efectuei não foram conclusivas, se bem que encontrei uma abordagem muito interessante que podem ler aqui

Há quem diga que fazer farófias no forno é desvirtuar a receita. Até podem ter razão mas, quando não há saúde suficiente para estar em pé o tempo necessário para as cozer, deste modo ficam muito boas e a tarefa torna-se bem mais leve. Nuvens doces que se derretem na boca!

A receita de farófias é de utilização completa dos ovos e não de aproveitamento. Com as claras fazem-se as farófias (cozidas em leite) e com as gemas elabora-se o creme com o leite que sobrou de as cozer.

Neste caso, como fiz arroz doce com 5 gemas,  foi aproveitamento de claras e de pudim mandarim que era o que tinha em casa. Ao pudim acrescentei mais 200ml de leite para além do que diz nas instruções na tentativa de que ficasse menos consistente (não recomendo juntar mais quantidade porque depois fica muito soro e nunca fica mais cremoso devido aos ingredientes da sua composição, pudim). Juntei igualmente mais 1 colher de sopa de açúcar. Pode substituir o pudim por leite creme ou pelo próprio creme de gemas.

De qualquer forma deixo-vos aqui a receita convencional e a de forno, como faço.

FORNO
Ingredientes

5 claras de ovos (temperatura ambiente)
5 colheres de sopa de açúcar
1 pudim mandarim
leite e açúcar para fazer o pudim conforme instruções (acrescentei mais 200ml de leite e mais 1 colher açúcar)

Modo de preparação

Pré-aquecer o forno a 180º.

Bater as claras em castelo e quando começarem a encorpar vai-se juntando o açúcar aos poucos de cada vez nunca parando de bater entre adições, até que fiquem bem firmes e brilhantes.

Dispor as claras, às colheradas, num recipiente que possa ir ao forno e suficientemente alto, pois as claras crescem e quando lhe colocar o pudim, sobem um pouco.

Leve ao forno durante cerca de 8 minutos ou até estarem levemente douradas.

Entretanto prepare o pudim e depois de engrossado deite-o por cima das farófias. Pode servir simples ou polvilhado com canela e/ou frutos secos picados.

Pode igualmente cozer as farófias no forno e fazer o creme de gemas como descrevo a seguir.

CONVENCIONAL
Ingredientes

5 ovos à temperatura ambiente
200 grs de açúcar
1 l de leite
1 ou 2 tiras de casca de limão (opcional - atenção para não ir parte branca que amarga)
1 pau de canela (opcional)
1 colher de sobremesa de amido (farinha maizena, por vezes faço sem este ingrediente)

Modo de preparação

Parta os ovos separando as claras das gemas, tendo o cuidado para que não caia gema no recipiente das claras e esse deve estar muito bem seco antes de colocar as claras lá dentro. Qualquer deste factos (temperatura, condições do recipiente e gemas nas claras) compromete o resultado.

Coloque 750 ml de leite, 5 colheres de sopa de açúcar, casca de limão e pau de canela num tacho e deixe levantar fervura. Baixe o lume de modo a que mantenha o fervilhar (o leite deve apresentar um ligeiro tremelicar apenas e não a ferver em cachão).

Entretanto, bata as claras em castelo bem firme (costumo juntar uns pingos de limão ou uma pitada de sal de mesa para ajudar ao processo).

Retire a casca de limão e o pau de canela do leite e vá colocando as claras em neve às colheradas virando-as (durante 1 minuto a 1 minuto e meio de cada lado). Retire-as com uma escumadeira deixando-as escorrer  bem e vá-as colocando num prato.

Depois de todas cozidas, passe o leite por um passador de rede e reserve.

Misture muito bem o restante açúcar com a maizena e com as gemas bem batidas. Adicione aos poucos os restante 2,5 dl de leite e junte esta mistura, lentamente, ao leite onde as farófias cozeram. Leve ao lume a engrossar mas não deve ferver em galão, mexendo sempre.

Coloque parte do creme no recipiente onde vai servir, por cima disponha as farófias com cuidado, e regue-as com o restante creme de ovos.

Polvilhe com canela e/ou frutos secos picados (opcional).






3 comentários:

  1. Ficaram fantásticas! Nunca experimentei e nunca as vi feitas no forno, mas adorei a sugestão! Obrigada pela partilha :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. E agora também me deixou vontade!! Vou repetir :) Obrigada pela visita, volte sempre!

      Eliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)