sábado, 22 de março de 2014

BIFE À CERVEJARIA

BIFES À CERVEJARIA
Conheço 2 cervejarias que têm uns bifes espectaculares (pela qualidade da carne e pelo delicioso molho): a Portugália  e o Café Império. Acredito que haja estas iguarias, melhore ou iguais, noutros locais mas como não sou muito de frequentar restaurantes...conheço estes.

Decidi tentar reproduzir os sabores. E ficaram muito bons! Para a próxima vou fazer uma versão mais adulta substituindo o leite e farinha por natas e juntando ao molho Whisky ou cerveja porque estes apesar de serem à cervejeira não juntei a dita!

Costumo usar bifes das peças acém comprido ou redondo que por norma são mais baratos do que o lombo ou vazia (rabadilha também é boa), embora aquelas fiquem com uns bifes mais desmanchados mas eu gosto e são tenros.

Ingredientes (4 pesssoas)

4 bifes de vaca ou novilho
manteiga ou margarina q.b.
banha de porco q.b. (facultativo)
2 dentes de alho
4 cálices de leite (cerca de 11 colheres de sopa)
2 cálices de café liquido (cerca de 1/2 chávena de chá)
1 colheres de sobremesa de mostarda (ou a gosto)
1 + 1/2 colher de sopa de farinha (usei maizena mas pode ser com outra sem fermento)
Pimenta a gosto
sal q.b.

Modo de preparação

Temperar os bifes com os alhos cortados, esmagados ou ralados, como preferir e deixá-los a tomar o gosto durante um tempo. Os bifes devem ser temperados com sal na altura de serem cozinhados pois já li algures que a carne fica mais rija se temperada com sal com antecedência. Truques!!!
Numa mistura de manteiga e banha fritam-se os bifes de modo a que fiquem no ponto que gostarem, tendo presente que ainda vão cozinhar um pouco no molho e coloque todo o alho na frigideira. Retiram-se os bifes da frigideira e reservam-se tapados para se manterem quentes.
Entretanto prepara-se o molho na frigideira onde os bifes fritaram: junte um pouco mais de manteiga e deixe derreter e todos os restantes ingredientes (leite, café, mostarda, farinha (dissolvi a farinha no leite para evitar grumos) e deixar cozinhar mexendo com vara de arames ou garfo. Temperar com pimenta e deixar ferver um pouco para engrossar e cozer a farinha. Rectifique os temperos.
Quando o molho estiver pronto, coloque os bifes e deixe cozinhar por breves minutos.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)