sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

AÇORDA DE OVAS E ESPARGOS

AÇORDA DE OVAS E ESPARGOS
Muitas são as variantes de receitas feitas com pão (duro, não macio/fresco e de preferência pão bem consistente, saloio, tipo alentejano). Desde açordas, migas, sopas e até sobremesas.

Na açorda é indispensável alho, coentro ou poejo e azeite, para além do pão claro está. Depois é só dar largar à imaginação e conjugação de paladares (com ou sem tomate, juntando atum, camarões ou outro marisco, bacalhau, etc.) servindo de prato principal, sendo o processo de confecção o mesmo, ou simples como acompanhamento

Ingredientes (4 pessoas)

500 kg de ovas de bacalhau ou de outro peixe
6 fatias de pão (fiz com pão alentejano e por acaso estava macio ainda)
1 ou 2 dentes de alho
2 ou 3 colheres de sopa de azeite
1 ovo
coentros picados q.b.
pimenta q.b.
água q.b.
sal q.b.

Modo de preparação

Cozem-se as ovas em água temperada com sal (pode-se colocar também um dente de alho, uma folha de louro e uns ramos de coentros). Quando cozidas retiram-se da água, tira-se a pele que as envolve e cortam-se às fatias não muito finas.

Arranjam-se os espargos a que se dá uma entaladela, colocando-os num tacho com água a ferver e quando a água voltar a levantar fervura retiram-se e cortam-se aos pedaços.

Corta-se o pão aos pedaços para dentro da água de cozer as ovas e deixa-se amolecer um pouco.

Entretanto picam-se os alhos para dentro de um tacho, coloca-se o azeite e deixa-se aquecer tendo o cuidado para não deixar queimar os alhos, caso contrário fica a açorda com um sabor amargo. Se pretender fazer açorda com tomate ou polpa é nesta altura que o coloca e deixa cozinhar um pouco.

Escorrer um pouco o pão e colocá-lo no tacho deixando ferver e calcando-o com uma colher para desfazer o pão o mais possível. Há quem use apenas o miolo do pão, mas eu gosto de encontrar pedaços por isso deixo com côdea. Vai-se acrescentando água de cozer as ovas até ter a consistência desejada.

A meio do processo (antes de acabar com a água de cozer as ovas) juntar os espargos e deixar cozer.

Quando acabar a água ou a açorda tenha a consistência desejada (quando juntar o ovo vai ficar mais líquida) e os espargos cozidos (al dente), adicionam-se as ovas e mexe-se de modo a esmagá-las um pouco.

Juntar os coentros picados, a pimenta e o ovo ligeiramente batido e envolver por breves segundos.  

4 comentários:

  1. Acabei de descobrir este blog... e a primeira impressão é fantástica. Adorei a forma como contextualiza as receitas e a partilha sobre as pequisas que faz. Fez-me pensar em mim. Isto de partilhar receitas, tem muito que se lhe diga, é necessária uma grande dose de honestidade. Vou experimentar a receita dos scones, espero que corra bem :-). Obrigada.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada Susana Oliveira. As receitas que partilho, na sua grande maioria, são testadas por mim e quando o não são faço referência a isso. É raro publicar alguma que não tenha saído da minha cozinha até porque já tive como experiência numa receita que publiquei e não testei (embora com a devida nota) ter surgido um comentário de que não tinha resultado e pedindo-me indicações. E sim gosto de pesquisar estórias e histórias relacionadas com as receitas e/ou ingredientes. Uma forma de aprender muito para além dos tachos, panelas, formas e tabuleiros :). Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Parece Cecília, parece! Quando for ao supermercado repare quantas unidades corresponde a meio quilo, para 4 ou mais pessoas e sem outro acompanhamento de proteína. Mas todas as receitas servem de base e sugestão. Ficam mais saborosas com o vosso cunho. Também já a fiz com menos quantidade. Experimente. Beijinhos

      Eliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)