quinta-feira, 15 de agosto de 2013

DOCE DE ABÓBORA

DOCE DE ABÓBORA
Em sequência da descoberta, por parte minha filha, que a combinação de doce de abóbora com requeijão é uma maravilha, decidi fazer o doce e é muito fácil e a crítica gastronómica (filha) adorou.

(pos publicação inicial) Desde há cerca de 2 anos que a minha filha segue a alimentação vegan. Continuo a fazer o doce que ela come com queijo vegan ou com creme vegetal ou simples...

- Mãe, qualquer dia experimentas a fazer requeijão! :)))

Quando este acabou fiz novamente mas constatei que não tinha açúcar branco suficiente e como havia açúcar amarelo juntei metade de cada. Não gostámos tanto! Para além de ficar mais escura o açúcar amarelo sobrepõem-se aos restantes sabores.

Tomei por base a receita do "Delicodoce" sendo que acrescentei 2 cravinhos e tirei 50 gramas à quantidade de açúcar e na altura de o colocar nos frascos também fiz de modo diferente.


Ingredientes
(Por kg de abóbora descascada)

1kg de abóbora
750 grs de açúcar (coloquei 700 grs)
Sumo e raspa de 1 laranja (coloquei a casca da laranja às tiras, só o vidrado sem nada de polpa branca que é amarga)
1 pau de canela
2 cravinhos (opcional)


Modo de preparação

Descasque, lave e corte a abóbora aos cubos. Deite num tacho, coloque por cima o açúcar, o sumo e a raspa ou casca de laranja e deixe repousar cerca de 1h. Leve ao lume até levantar fervura. Reduza para lume brando, coloque o pau de canela, os cravinhos e mexa de vez em quando, para não pegar ao fundo e deixe apurar até obter ponto de estrada (ver nota). Retire do lume e coloque, ainda quente, em frascos previamente esterilizados (ver nota), deixando cerca de 1 centímetro. Tape os frascos e deixe arrefecer, virados para baixo em local fresco mas afastados de correntes de ar, para que criem vácuo e durem mais tempo. Deixar repousar cerca de 24H antes de os virar e arrumar.

NOTA: 
Esterilizar frascos - Lavar muito bem os frascos e tampas (na máquina de lavar ou com água e sabão).  Colocar os frascos e tampas num recipiente e bem cobertos de água. Levar o recipiente ao lume e deixar ferver durante cerca de 10 minutos (faço isso mesmo que tenham sido lavados na máquina). Retire os frascos e as tampas com a ajuda de um garfo, pinça de salada ou pinça de grelhados, no fundo com algo que ajude a segurar neles porque estarão muito quentes e coloque-os a escorrer em cima de um pano, com a "boca" para baixo mas sem limpar com o pano para que as fibras do pano não fiquem nos frascos.

Ponde de estrada - Este ponto é atingido quando ao passar com a colher no fundo do tacho o doce deixa como que uma estrada no fundo, deixando ver o tacho. Outra forma de verificar o ponto pode ser colocando 2 ou 3 colheres do doce num prato e com o dedo passar no meio do doce; se ficar o percurso do dedo deixando ver o fundo do prato, está no ponto. Tenha em atenção que o doce depois de frio fica mais consistente e que o ponto rapidamente passa a rebuçado, pelo que sugiro que ao verificar que com a técnica efectuada no tacho o doce já deixa essa estrada mas ainda se volta a juntar, verifique com o modo do prato, porque no tacho a quantidade é maior portanto a força da gravidade é diferente. Também se levantar a colher cheia de doce e deixar escorrer dela (imaginando como ficará a consistência depois de frio) se lhe agradar o "cair" e se já faz a estrada, está bom!

4 comentários:

  1. Obrigada pela partilha e parabéns pelo seu blogue.

    Convido-a a visitar o meu cantinho:
    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto... Ficou com uma cor linda.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/09/Galette-de-Maca.html

    ResponderEliminar
  3. Vou experimentar fazer esse doce, pois suas receitas, são excelentes.
    Obrigada por ter feito um blog maravilho.
    Vou ler todas as suas receitas.
    com deliciosas receitas,

    ResponderEliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)