sábado, 11 de maio de 2013

OVOS ESCOCESES NO FORNO

OVOS ESCOCESES NO FORNO
Vi há muito tempo uma receita parecida num dos canais de culinária que lhe chamaram "Ovos escoceses vegetarianos" que em vez de carne levava feijão e grão em puré.

Resolvi fazer uma pesquisa e verifiquei que existem os normais, com carne.

Tirando uma sugestão daqui outra dali resolvi tentar. Estas almôndegas gigantes normalmente são fritas, mas como vou precisar fritar peixe amanhã (carapauzinhos) optei por experimentar no forno.

Tinha comprado hambúrgueres no talho (carne picada na hora), sobraram 3 e não é recomendável congelar carne picada nem estar muitas horas sem ser cozinhada, porque desenvolve bactérias (dizem!). Descongelei 2 salsichas frescas para juntar, pois tinha receio que a carne não fosse suficiente para embrulhar os ovos, mas afinal pode muito bem ser menos carne. Vou explicar como fiz e quantidades, sendo que como já referi estamos à vontade com 300 ou 400 grs de carne (e até cozinham mais rápido, principalmente se forem para fritar).

Todos gostaram!

O molho que está no prato foi aproveitamento de molho de carne estufada que tinha feito à muito tempo e tinha no congelador. Costumo guardar os molhos que sobram para depois aproveitar e colocar em pizas ou fazer arroz.

Ingredientes (4 pessoas)

450 grs de carne de vaca picada
2 salsichas frescas
salsa q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.
orégãos q.b.
1 dente de alho ralado ou esmagado
1 cebola pequena picada
4 ovos 
1 ovo para misturar + 2 ovos panar
2 colheres de sopa de pão ralado + pão ralado q.b. para panar
Farinha para panar (usei farinha de milho)

Modo de preparação

Ligar o forno a 200º para aquecer.

Lavar muito bem os 4 ovos, que devem estar à temperatura ambiente para que não estalem ao cozer, pois vão ficar mal cozidos e nesse caso a gema sai. Colocam-se num recipiente com água fria e vão cozer durante 6 minutos a partir do momento que a água comece a ferver. Passado esse tempo passam-se para outro recipiente com água fria (de preferência com gelo para parar a cozedura) e descascam-se com cuidado. Reservam-se.

Retirar a pela às salsichas e juntar à carne picada, assim como a salsa, o alho, a cebola, sal, pimenta, orégãos e 2 colheres de sopa de pão ralado. Bater 1 ovo e adicionar à mistura anterior. Se achar que está muito seco pode bater mais um ovo e ir juntando aos poucos à mistura).

Dividir a mistura em 4 porções. Colocar um pouco de película aderente sobre a bancada e sobre esta espalmam-se as porções de carne onde se vão embrulhar os ovos com a ajuda da película aderente (envolvendo tipo rebuçado, enrolando as pontas da película para que aperte bem).

Passam-se as bolas de carne por esta ordem: farinha, ovo batido (os 2 ovos), pão ralado, ovo batido e pão ralado (é mesmo assim, repete-se o processo do ovo e pão ralado! Ficam mais crocantes.)

Vão ao forno durante 25 minutos (mal passado); 30 minutos (médio); 40 minutos (bem passado).
Os meus estiveram 30 minutos e como têm a carne da salsicha ficam com a tonalidade de parecerem que estão mais crus do que na realidade estavam, se bem que não estavam bem passados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)