sexta-feira, 31 de maio de 2013

BOLO DE BOLACHA COM RECGEIO DE CHOCOLATE E CREME DE QUEIJO

BOLO DE BOLACHA COM RECHEIO DE CHOCOLATE E CREME DE QUEIJO
Ora bem! 

Não me agrada muito o bolo de bolacha com o tradicional creme de manteiga. Para o meu gosto fica muito enjoativo. Mas gosto de cheesecake! E gosto de serradura

Então pensei em juntar estes dois doces...!

Tinha em casa bolachas com recheio de chocolate e resolvi incluí-las também embora tivesse terminado o bolo com 2 camadas de bolacha Maria, porque não eram suficientes. Esta parte não foi do agrado dos filhos porque o chocolate não era grande coisa, mas numa próxima oportunidade vou experimentar fazer um creme de chocolate.

Ingredientes

2 pacotes de natas bem frias
2 pacotes de bolachas (provavelmente só usará cerca de embalagem e meia)
1 colher de café de baunilha (facultativo)
6 colheres de sopa de açúcar (ou a gosto)
5 folhas de gelatina
130 grs. de queijo creme equivale a cerca de 2/3 de uma embalagem de 200 grs. (usei Philadelphia mas pode ser mascarpone)
cerca de 200 ml de café quente (cortei com um pouco de leite quente pois usei café expresso e ia ser consumido por crianças) mas pode ser substituído por chocolate quente
doce de morango ou outro a gosto para cobrir (facultativo)

Modo de preparação

Colocar as folhas de gelatina em água fria a demolhar.

Bater as natas em chantilly quando começarem a ganharem volume vai-se juntando o açúcar enquanto continua a bater até ficarem bem firmes.

Juntar o queijo, a baunilha e bater mais um pouco. Nesta altura pode provar para ver se está doce o suficiente para seu gosto (eu não gosto de sobremesas muito doces, mas de qualquer forma mais uma colher de açúcar não fica muito doce).

Diluir muito bem a gelatina em água quente (1 colher de sopa de água) e deitar muito lentamente na mistura anterior continuando a bater para que a gelatina se misture bem sem formar grumos.

Embeber as bolachas no café bem quente (não o adoço, mas pode) e vão-se dispondo no prato de servir.

Barrar a camada de bolachas com o creme de queijo, colocar outra camada de bolachas embebidas em café e assim sucessivamente até que reste creme suficiente para cobrir todo o bolo.

Levar ao frigorífico, de preferência de um dia para o outro para que as bolachas fiquem melhores e o creme tenha tempo para solidificar bem. 

Na hora de servir barre com o doce escolhido.

NOTA: Para o guardar no frigorífico de modo a que fique tapado, coloco o aro de uma forma (de fundo amovível) com a mola aberta, de modo a que o bolo fique lá dentro, e cubro com papel de alumínio.   


1 comentário:

  1. Além de bonito, deve ser tão bom.
    Boa semana,
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/06/3-edicao-do-projeto-escolha-do.html

    ResponderEliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)