sábado, 13 de abril de 2013

QUICHE DE SALSICHA

QUICHE DE SALSICHA
A quiche é uma tarte, sendo a base do recheio um creme feito com natas e ovos e originalmente com a adição de bacon.  Este prato permite uma grande variedade de recheios, como por exemplo, salsichas, atum, fiambre, ervilhas, espinafres, cenoura, alho francês,cogumelos, salmão, milho, etc., acrescentando sempre um queijo ralado, seja ele parmesão, gruyére, camembert, roquefort, brie, philadelphia, emmental ou outro(s).

A palavra "quiche" vem deriva do alemão "Kuchen" que significa torta/bolo, sendo uma torta aberta. A quiche é um prato originário da Alsácia Lorena (França, fronteira com Alemanha).  Esta região por diversas vezes foi comandada por Alemães e foi palco de várias lutas por território entre Franceses e Alemães, durante a primeira e segunda guerra mundial.

Quando a quiche foi criada essa região estava sob domínio alemão e chamava-se "Lothringen" (em português Lorena e em francês Lorraine).  Em 1945 a França recuperou a Alsácia Lorena e os francês rebatizaram esta quiche como "Quiche Lorraine".

A massa utilizada para fazer esta tarte costuma ser a massa quebrada, que tem por base manteiga e farinha e fica quebradiça quando cozida.

A quiche pode ser servida como entrada, refeição principal ou lanche. (Texto adaptado do site "Petit Gastrô".

Quando fiz a festa de aniversário da minha filha, tinha comprado uma base de massa folhada e salsichas cocktail caso fosse necessária mais comida.  Não foi preciso utilizá-las e como hoje foi um dia especialmente cheio de Sol e com temperaturas acima dos 20ºC resolvi fazer um almoço de Verão em plena Primavera, juntando queijos que tinha no frigorífico. Esta tarte acompanhada de uma salada de alface e cenoura ralada que era o que tinha em casa.

O creme de recheio é a base para adicionar os ingredientes a gosto, podendo substituir as natas por iogurte, com o(s) queijo(s) que mais goste ou sem ele(s). Esta foi feita com massa folhada mas pode ser com outra.

Ingredientes

1 base redonda de massa quebrada ou folhada
1 lata de salsichas
1 pacote de natas
2 colheres de sopa de queijo emmental ralado
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
2 colheres de sopa de queijo philadelphia
4 ovos
sal q.b.
pimenta moída q.b.

Modo de preparação

Ligar o forno a 210º  e colocar a massa na forma (siga as instruções da marca de massa).

Bater os ovos até fazer espuma, juntar as natas, pimenta e sal tendo a especial atenção caso use queijo parmesão que já é mais salgado. Bater mais um pouco.

Adicionar os restantes ingredientes sólidos, neste caso as salsichas e os queijos, envolver e levar ao forno cerca de 30 minutos.

1 comentário:

  1. Ficou bem bonita, esta quiche e de salsichas, bem bom :)
    Kiss, Susana

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html

    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderEliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)