terça-feira, 23 de abril de 2013

FRANGO À MARICAS (COM LIMÃO NO FORNO)

FRANGO À MARICAS (COM LIMÃO NO FORNO)
Porque será que chamam Maricas ou Paneleiro ao frango, nestes preparo?!! E este era mesmo frango porque trazia os "carimbos":)).

A minha mãe fazia muitas vezes esta receita e desde que casei se a fiz 3 vezes (com esta) foi muito...caiu no esquecimento!

Há dias vi uma publicação no Facebook, numa das páginas de receitas de culinária e lembrei-me de colocar na lista "Próxima refeição".

É muito simples de fazer. No fundo o que é realmente indispensável é o frango, o limão e dois cubos de caldo de knorr de galinha e dentes de alho. Os restantes ingredientes podem ou não ser adicionados. O colorau e a margarina vai ajudar a alourar, para além de dar outro sabor, claro!

Numa pesquisa que fiz pela internet a maior parte dos sites recomenda que se leve o frango ao forno coberto por papel de alumínio, durante um tempo.  Ora a minha mãe nunca usou (até porque nessa altura não havia!). 

Retirei o pescoço e parte da gordura (tinha muita) que se encontra junto ao rabo e guardei-os no congelador juntamente com os miúdos e patas que trazia, para mais tarde fazer canja.

A minha receita é tal e qual como a minha mãe fazia.

Cá em casa digo que o frango deveria ser feito apenas de pernas e coxas, porque ninguém gosta do peito. Desta vez enganei-me, pois sobrou peito e os filhos logo se candidataram para levar em sandes (uma para o almoço e o outro para o lanche). Ficou muito suculento e saboroso! Saboroso porque eu coloquei tempero entre a pele e a carne, na zona do peito e suculento porque é assado em temperatura não muito alta, na parte de baixo do forno.

Ingredientes

1 frango
2 cubos de caldo knorr de galinha
1 limão grande
1 colher de sopa de colorau ou pimentão doce (facultativo)
1 colher de sopa de margarina (facultativo)
5 dentes de alho esmagados ou ralados
1 colher de sopa de sal grosso
1 colher de sopa de azeite (facultativo)

Modo de preparação

Sem o abrir, retirar tudo o que estiver no interior (pulmões, goela, traqueia e uma parte castanha que está entre as coxas e a coluna). Eu recorri à ajuda de uma faca e de um garfo. Limpar a pele de restos de penas.

Lavá-lo muito bem por fora e por dentro e secá-lo com um pano ou papel de cozinha, igualmente no interior e exterior.

Num recipiente, fazer a mistura do colorau, sal, alhos, um cubo de caldo esfarelado e azeite (a importância do azeite é apenas para ajudar a que fique uma pasta mais fácil de aplicar).

Esfregar todo o frango com a pasta (incluindo no interior e entre a pele e a carne na parte do peito introduzindo a mão com cuidado, separando uma da outra para que o peito fique com mais sabor e suculento). Deixar a tomar o sabor de preferência de um dia para o outro, tapado e no frigorífico (eu deixei cerca de 3 horas e ficou óptimo).

Ligar o forno a 180º e colocar o frango num pirex ou recipiente de ir ao forno.

Lavar o limão muito bem com uma escova ou esfregão de cozinha, rolá-lo com a palma da mão sobre a bancada para que "solte" o sumo no seu interior e picá-lo muito com um garfo.

Introduza no interior do frango o cubo de caldo e o limão. Por cima disponha nozes de margarina.

Vai ao forno, na parte mais baixa possível, até ficar com a cor que agrade e esteja cozinhado (o meu como era grande, do campo, levou cerca de 1 hora e meia, mas calculo que um normal de supermercado deverá levar cerca de 50 minutos). De vez em quando, durante a cozedura, vá apertando o limão com ajuda de um garfo ou colher, para que ele vá largando sumo.

Ficou com molho mais que suficiente, mas li algures que caso não fique com líquido suficiente (que acho não ser necessário), deitar um pouco de vinho branco no fundo do recipiente e misturar um pouco com o molho. Eu acrescento que, caso junte vinho, deve dar tempo a que ferva para que evapore o álcool.

10 comentários:

  1. Um frango com um sabor bem agradável.
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

    ResponderEliminar
  2. Deve ser ótimo vou experimentar obrigada por partilhar a receita

    ResponderEliminar
  3. Deve ser ótimo vou experimentar obrigada por partilhar a receita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada pela sua visita a este meu cantinho. Depois diga se gostou. Beijos

      Eliminar
  4. Experimentei e ficou uma delicia. Cá em cssa o peito sonra sempre mas hoje nem isso

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito grata pela sua visita. Ainda bem que pude contribuir para uma deliciosa refeição. Beijos

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

    ResponderEliminar
  6. Esta receita faz-me voltar atrás no tempo e relembrar a minha querida mãe, pois ela fazia esta receita e todos nós adorávamos. Já a fiz e resultou muito bem, recomendo esta receita e vão ver que vão adorar.

    ResponderEliminar
  7. Vou experimentar para o meu jantar ainda hoje bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ver que vai adorar. Bom proveito. Obrigada pela visita e volte sempre

      Eliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)