quinta-feira, 18 de abril de 2013

BOLINHOS DE FIGOS SECOS

BOLINHOS DE  FIGOS SECOS
O figo seco (passas de figo), por si só, já é muito calórico! Então fritos fica uma "bomba calórica"! Mas adoro esta preparação, para além do figo com amêndoa tão típico do Algarve.

Quando compro figos secos em avulso, como no tratamento de secagem passam pelo processo de serem polvilhados com farinha, costumo passá-los por água para retirar as impurezas e hidratá-los um pouco. Depois seco-os muito bem com papel de cozinha ou um pano. Mas apenas na altura e quantidade que se utiliza.

Esta massa fica super fofa e pode ser utilizada para envolver outros ingredientes para fritura.

Ingredientes

1 chávena de chá de farinha (usei com fermento, mas pode ser sem fermento)
1,5 dl de leite
1 ovo
1 colher de chá de fermento em pó para bolos
200 grs de figos secos
açúcar e canela q.b. para polvilhar
óleo q.b. para fritar

Modo de preparação

Depois do processo de limpeza de impurezas e hidratação dos figos secos, como descrevi no parágrafo acima, corto-os ao meio no sentido do comprimento, retirando-lhes ambas as pontas com uma faca. Pode picá-los grosseiramente com uma faca e deste modo ficam mais misturados ma massa.

Junte a farinha com o fermento e ir adicionando o leite aos poucos e mexendo. Quando estiver tudo bem ligado, bate-se o ovo à parte, muito bem batido para que faça "espuma" e a gema e clara fiquem muito bem misturadas incorporando-o então na mistura da farinha com o leite.

Faça uma mistura de açúcar e uma pitada de canela (ou só açúcar) e aguarde que os bolinhos estejam fritos.

Coloque o óleo a aquecer. 

Junte os figos à massa, envolvendo-os para que fiquem bem cobertos e quando o óleo estiver quente (experimente deitando um pingo de massa, se começar imediatamente a borbulhar já está bom) deite as metades de figos com a ajuda de uma colher de modo a levar o figo e uma quantidade de massa para formar o bolinho.

Deixe alourarem, virando e vez em quando conforme forem corando de um lado. Retire-os para um prato com papel absorvente e enquanto os restantes fritam, passe os que retirou pela mistura de açúcar com canela e coloque-os todos num recipiente.


6 comentários:

  1. Lá calórico é, mas que é saboroso tb é. Adorei a ideia, kiss
    Susana

    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/projeto-escolha-do-ingrediente.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/04/passatempo-meiaduzia-de-mimos-para-ti.html

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Eu adoro. É viciante. Experimente e diga se gostou. Obrigada pela visita Volte semore

      Eliminar
  3. Ai ai ai ai ai ... Se eu não estivesse doente ia já comprar os figos ... Lembrou-me, abriu-me o apetite 😁 Espero que goste Bom proveito

    ResponderEliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)