terça-feira, 23 de abril de 2013

ARROZ DOCE BRANCO (SEM OVOS)

ARROZ DOCE BRANCO (SEM OVOS)
Há dias fiz arroz doce com ovos, como prefiro, pela 1ª vez, seguindo a receita da minha mãe.

A mãe gosta mais dele sem ovos e quando o fazia, por vezes, tirava um pouco para ela antes de juntar os ovos.

Como lhe prometi desde aquele dia, hoje é chegada a altura de a mimar com o arroz doce sem ovos.

A medida utilizada para a quantidade de arroz será a medida a usar para o açúcar  e água.

Desta vez experimentei fazer com leite meio gordo e, sinceramente não notei diferença, fez igualmente um bom creme.

O limão deve estar maduro (com cor amarela), mas não com a casca mole para que seja mais fácil retirá-la. Ao tirar a casca do limão dever-se-à ter o máximo cuidado para que retire apenas a parte amarela da casca (a parte branca dá sabor amargo).

Ingredientes (rende 8 a 9 taças)

1 caneca (chavena almoçadeira de 250 ml/gs) de arroz carolino ou próprio para arroz doce3 ou 4 canecas de água (depende da marca do arroz, se necessário pode acrescentar se verificar que a água secou e não está bem aberto)
2 litros de leite gordo ou meio-gordo
1 caneca de açúcar
1 pitada de sal
3 cascas de limão (cortadas no sentido do comprimento do limão)
1 pau de canela (facultativo)
canela moida q.b.


Modo de preparação

Levar ao lume a água.  Quando levantar fervura juntar o arroz previamente lavado. Em voltando a começar a ferver, adicionar o sal, as cascas de limão e o pau de canela. Deixar ferver lentamente em tacho tapado e entretanto aquece-se o leite. Quando os grãos de arroz estiverem abertos, mas que não fique totalmente cozidos, adiciona-se o leite.
Continua a ferver lentamente com o tacho destapado, mexendo de vez em quando, para não pegar ao fundo. Quando o arroz estiver devidamente cozido, deita-se o açúcar (a minha mestra diz que ao juntar o açúcar o arroz já não coze, daí ser importante que este ingrediente se adicione quando o arroz já estiver cozido). Se necessário adicione mais leite quente.
Ao evaporar, o leite, começa ele próprio a criar um creme à volta do tacho. Nesta opção de arroz doce sem ovos deve ficar uma consistência mais homogénea entre o leite e o arroz (também por isso usei menos água que no de ovos), pois na versão com os ovos estes ajudam a engrossar o creme, podendo aí o preparado ficar mais líquido antes de juntar as gemas. 

Quando verificar que está com a consistência desejada (sendo que incorpora mais depois de frio), desligue o lume e coloque num ou vários recipientes, retirando o pau de canela e as cascas de limão.  Decore com canela a gosto, na hora de servir.

NOTA: Verifiquei que, ao arrefecer, ainda estava um pouco líquido demais! Não desesperei!!! Voltei a colocá-lo no tacho e levei-o a ferver lentamente mais um pouco e ... ficou "bóptimo"!!! Sugiro que, caso tenha dúvidas em saber se está na consistência ideal, retire um pouco de arroz doce para um prato, para que arrefeça rapidamente, podendo assim verificar se tem o ponto ideal. Este processo não é recomendável no caso do arroz doce com ovos, pois corre-se o risco de as gemas cozerem demais e talharem. Nesse caso a solução é juntar mais gemas.





2 comentários:

  1. Não gosto muito de arroz doce, mas hei-de experimentar esta versão

    ResponderEliminar
  2. Eu não sou fã de arroz doce mas como o meu namorado e transmontano anda sempre a pedir arroz branco como a avó lhe fazia....hoje para o mimar vou lhe fazer o arroz dele

    ResponderEliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)