sábado, 9 de março de 2013

NABIÇA COM FEIJÃO FRADE

NABIÇA COM FEIJÃO FRADE
Deram-me 2 cabeças de nabo criadas na minha terra (perto de Abrantes).

Não sou grande apreciadora de nabos, mas adoro nesta comida também típica do Ribatejo. Com as sobras desta receita costuma fazer as Migas ou o Requentado (amolecendo um pouco o alho em azeite, junta-se a mistura de nabiças com o feijão, o nabo é facultativo e adiciona-se broa de milho partida aos pedaços muito pequenos-Migas ou farinha de milho-Requentado).

Então resolvi fazê-lo, guardei-o no frigorífico ainda com um pouco de água de o cozer, caso seja necessário acrescentar se fizer migas ou requentado e será consumido dentro em breve (pelo menos parte dele), temperado com azeite e um pouco de vinagre. O que não se comer irei congelar para não andarmos a comer feijão muitas vezes seguidas.

Coloquei água a ferver, juntei 1 lata grande feijão, excepto a água da lata e sal. Quando levantou fervura adicionei 1 molho nabiças e o nabo e cozeu tudo ao mesmo tempo.

NOTA: Também pode ser feito com grelos de nabo ou uma combinação de feijão encarnado com couve portuguesa ou lombarda.

2 comentários:

  1. Olá, cheguei ao seu blog através do facebook.
    Bem vinda e este mundo da blogosfera, achei a teu blog muito interessante, cheio de dicas importantes.
    Bjs
    http://ogostopelacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Élia! Gostaria de ter mais tempo para me dedicar a ele e entender mais destas novas tecnologias para melhorar o seu aspecto e apresentação. De qualquer forma, é muito agradável ler esses simpáticos comentários, tendo em conta que foi resultado de vários meses a tentar criar um (ao fim de 50 anos de vida, quem me diria há uns anos que hoje tinha um blog!!!). Mais uma vitória! Beijinhos

      Eliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)