segunda-feira, 18 de março de 2013

ESPARGUETE COM FIAMBRE E NATAS

ESPARGUETE COM FIAMBRE E NATAS
Um prato versátil, barato e rápido.

Tenho por hábito ter sempre no congelador uma fatia grossa de fiambre, que em certas alturas e/ou necessidades pode ter várias utilidades: pizza, omelete, arroz de fiambre, esparguete com fiambre, etc.

Até mesmo o esparguete com fiambre pode ser variável no modo de confecção: substituindo as natas por iogurte, adicionando gema de ovo, queijo ralado, orégãos, cebolinho picado, ketchup, pimenta, etc.

Se não for elaborado com aproveitamento de esparguete cozo o esparguete em bastante água com sal de modo a que não fique muito cozido, que fique al dente.

Depois de cozido escorro por um passador de rede, tendo o cuidado de reservar um pouco da água onde cozeu caso seja necessário acrescentar durante o processo de elaboração da receita. Isto porque essa água tem a "goma" da massa e ajuda a manter o molho encorpado, mas também pode juntar leite.

Esmago 1 ou 2 dentes de alho para dentro do tacho, coloco uma pequena quantidade de manteiga e o fiambre cortado aos cubos e deixo ferver até secar, o mais possível, o líquido que o fiambre larga.

Junto o esparguete, as natas ( e os ingredientes opcionais, queijo, orégãos, ketchup, cebolinho, salsa, coentros, gema de ovo, etc.) e deixo ferver um pouco e em lume lento. Nesta fase, se verificar que está muito seco então pode juntar aos poucos a água que reservou ou leite.

No prato pode ainda adicionar mais queijo ralado, salsa picada, cebolinho picado, orégãos...

Uma refeição para levar na marmita, para o trabalho ou escola!

NOTA APÓS PUBLICAÇÃO: Tinha comprado requeijão para comer com doce de abóbora e ontem decidi juntar um pouco de requeijão ao esparguete com fiambre e natas. Foi o delírio! Toda a família me perguntava o que de diferente que sabia tãããooo bem! Segredo desvendado agora!

3 comentários:

  1. Olá,
    Adoro este tipo de massinhas e gostei do que aqui vi e por cá fiquei.
    Boa semana, kiss
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Tertúlia da Susy!
      De facto este prato é muito versátil e não me consigo lembrar de algum ingrediente que não resulte (mas é provável que haja!). Podemos adicionar legumes, peixe, carne, marisco, atum, salsichas, cogumelos, azeitonas...eu sei lá uma infinidade...! Beijinhos

      Eliminar
  2. Ah... como eu adoro este pratinho, simples, como diz mas, delicioso.
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)