domingo, 24 de março de 2013

DOCE DE SERRADURA

DOCE DE SERRADURA
Sobremesa fácil, rápida e sem ovos.

O meu marido não gosta de leite condensado, porque enjoou em pequeno por comer muito quando existia em bisnagas, mas este doce come...e bem!

O nome talvez seja devido à utilização das bolachas trituradas ou esmagadas, ficando semelhante ao que cai das peças da madeira quando são serradas (serradura).

Eu faço com leite condensado cru, mas já vi receitas usado-o cozido. Experimento para a próxima!

Sempre que se utilizam natas para bater, estas devem estar frias. Caso use natas em embalagens tetra pack (de longa duração) verifique a recomendação da marca que estará na embalagem. Usei umas dessas e na embalagem dizia que deveriam colocadas no frigorífico durante 12 horas, antes de bater e agitar antes de usar.

Ingredientes

1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas 
1 pacote de bolacha Maria
5 folhas de gelatina (opcional) (*)
2 colheres de sopa de leite normal aquecido (só se usar a gelatina)

Modo de preparação

(Ver Nota) Triture ou esmague as bolachas (eu coloco-as dentro de uma saco de plástico e vou esmagando com as mãos).

Bata as natas em chantilly bem firme. Junte o leite condensado e envolva. Se usar gelatina é nesta altura que deve adicionar (veja Nota).

Numa taça ou em taças individuais vá colocando camada do creme alternadas com camada de bolacha triturada (a minha filha gosta mais da bolacha envolvida no creme, não ficam tão crocantes, mas não é tão apresentável). Termine com bolacha.

Deve ficar no frigorífico mais de 5 horas, principalmente se usar gelatina.

(*) NOTA: Se preferir um doce mais consistente, use folhas de gelatina, procedendo do seguinte modo:
Ao iniciar e elaboração da receita coloque as folhas de gelatina de molho em água fria para amolecerem. Depois de adicionar o leite condensado às natas batidas, coloque num recipiente 2 colheres de sopa de leite normal, junte as folhas de gelatina e leve ao lume baixo até que derreta a gelatina completamente. Eu levei o leite numa chávena ao  microondas, aqueci por breves segundos e depois juntei a gelatina e mexi muito bem até estar completamente dissolvida. 

1 comentário:

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)