sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

DICAS - GRELHAR PEIXE

DICAS - GRELHAR PEIXE

GRELHAR PEIXE INTEIRO ou à posta
Sempre ouvi dizer que a sardinha com muita escama é a melhor! E não se escamam nem se tiram as entranhas...!
O peixe inteiro para grelhar fica melhor se não se escamar (embora eu tenha de estar sempre atenta quando estão a arranjar o peixe na peixaria, porque por vezes esquecem-se do meu pedido: Não escame e corte a barbatana da cauda, por favor!).
A escama do peixe ajuda a reter a gordura.
Houve tempo que nem lhes tirava as entranhas mas os miúdos começaram a achar que era um "nojo"!
Deve ser temperado com sal marinho, do mais grosso faz a diferença (e se quiser com sumo de limão, orégão ou coentros picados, pimenta exceto na sardinha, claro, um tempo antes de grelhar). O sal também deve ser colocado na cavidade abdominal e onde estariam as guelras. Pode-se colocar também um raminho de cheiros no interior da barriga. Ficam óptimos!
Quando é mais quantidade e não cabe no microondas costumo grelhar no grill do fogão (quando abro a porta do fogão ligo o exaustor no máximo para evitar o cheiro a peixe pela casa) ou então na função grill no microondas. Quer de um modo, quer de outro não fica cheiro.
Para grelhar peixe à posta, por hábito unto-as com um pouco de azeite (muito pouco) para que não peguem tanto à grelha.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)