domingo, 3 de fevereiro de 2013

DICAS - ESCOLHER, COZER E ARRANJAR A SAPATEIRA

SAPATEIRA FÊMEA
SAPATEIRA MACHO
Estas fotos não são da minha autoria.
Em tempos já soube qual a melhor altura para comprar sapateira, mais propriamente a altura da desova pois é nesse período que elas têm mais ovas e são mais saborosas.
Tenho uma vaga idéia de que a melhor época para as comprar vivas é entre Março e Dezembro (as congeladas supostamente foram-no nessa altura, por isso deverão estar cheias de ovas, mas confesso que as comprei poucas vezes)
Prometo que assim que souber partilho consigo!
Para além da altura do ano, existem outros 2 factores muito importantes a ter em conta quando compra sapateiras vivas.
Deve escolher a que tem mais energia (ao pegar nela, a que se mexa mais), a que tem as patas todas e a que é mais pesada em relação ao tamanho.
A sapateira fêmea é a melhor, pois tem as suas deliciosa ovas para o recheio, quer seja viva ou congelada!
A fêmea distingue-se porque a espécie de triângulo que têm na barriga é mais largo que a do macho, como pode verificar nas fotos.
Se por acaso o animal não tenha tantas ovas quanto o necessário, pode desfiar a carne das patas  e do corpo e juntar ao preparado, e/ou cozer mais um ovo.
Preparação
"Adormecê-la" com vinagre para que ao cozer não se mexa muito e perca as patas. Apenas porque aos perdê-las entra mais água para dentro dela retirando-lhe o sabor. Vá deitando vinagre, pela boca da sapateira, até que ela deixe de mexer tanto.
Deve ser cozida em água salgada imitando a composição da água do mar, ou seja, cerca de 30 a 40 g de sal grosso por litro. Isto significa 3 a 4 colheres de sopa bem cheia de sal por litro de água. Deve-se sempre deixar levantar a fervura e, só depois, introduzir a sapateira, que deve ficar coberta de água.
Quando esta é introduzida, a água baixa de temperatura daí que contagem do tempo de cozedura só deve ser iniciada após novo levantamento de fervura. Note-se, também, que por causa do arrefecimento da água, não é conveniente cozer grande quantidade de uma só vez. É preferível cozê-las uma de cada vez.
Tempo de cozedura em água salgada durante 12 a 15 minutos, por cada quilo ou 20 a 25 minutos se for congelada.

Veja neste site o que se deve aproveitar da sapateira.

22 comentários:

  1. Que violência, que sofrimento!!! Pobre bichinho!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Violência vai ser quando eu a estiver a comer

      Eliminar
    2. A maneira de as matar é desumano, cozer um animal vivo, mas para ser consumido teem de morrer, como as vacas, os peixes, os porcos, galinhas e outros animais…

      Eliminar
    3. A sapateira não é cozinhada viva, é morta antes de ser cozinhada... Não digam disparates...

      Eliminar
    4. Pode-se previamente anestesiar o bicho

      Eliminar
  2. Concordo consigo Elsa. Obrigada pela sua visita

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas dicas, muito úteis. Vou experimentar.

    ResponderEliminar
  4. as suas indicações foram muito úteis. não sabia mesmo como cozer uma sapateira viva e a dica do vinagre foi muito importante.

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pela ajuda.
    Franco -Lisboa -Portugal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito feliz por ter ajudado. Grata pela sua visita e comentário. Volte sempre.

      Eliminar
  6. Não valia mais dar-lhe anestesia geral? Eu adoro comer sapateira mas agora fiquei com pena dela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CandyBlack concordo, mas como se dá anestesia geral a estes animais. Se formos pensar nisso o melhor é passarmos a ser vegetarianos ou vegans... Todos os animais sofrem para nos alimentarem. 😢

      Eliminar
  7. Que grande confusão nessa cabeça!
    O que chama "ovas" são, de facto, "corais" e as ovas de sapateira não têm qualquer aproveitamento culinário.
    O “coral” é um órgão alaranjado que se encontra entre as entranhas e a casca em certas alturas do ano, responsável pela formação da nova carapaça que os crustáceos formam todos os anos. Este coral é muito saboroso e tem uma textura quase-estaladiça muito apreciada, sendo normalmente confundido com as ovas e a razão porque na compra é vulgar ver-se serem procuradas as fêmeas por poderem estar “ovadas”.
    Isto é um mito completo! As verdadeiras ovas de sapateira são uma matéria arenosa-esponjosa que elas transportam no exterior da carapaça e imprestáveis para consumo.
    Os machos têm muitas vezes muito mais coral que as fêmeas e a densidade média do bicho é o único critério de escolha.

    ResponderEliminar
  8. Muitíssimo obrigada pela sua explicação tão simples e tão clara! Nunca fiz mas agora encorajou-me e vou me lançar, só tenho uma dúvida se puder esclarecer eu fico-lhe muito grata : quanto tempo se deve deixar o vinagre agir, e deitamos o vinagre aonde, regamos a sapateira toda e espera-se? Aguardo esclarecimento, bem haja ao seu blog :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grata pela sua visita. O vinagre, como explico no texto 😁 deve ser deitado dentro da boca da sapateira, aos poucos, até que ela deixe de mexer os "pauzinhos". Volte sempre

      Eliminar
  9. Boa tarde,tenho uma sapateira com ovas por fora ,é para comer também?

    ResponderEliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)