domingo, 3 de fevereiro de 2013

DICAS - ESCOLHER, COZER E ARRANJAR A SAPATEIRA

SAPATEIRA FÊMEA
SAPATEIRA MACHO
Estas fotos não são da minha autoria.
Em tempos já soube qual a melhor altura para comprar sapateira, mais propriamente a altura da desova pois é nesse período que elas têm mais ovas e são mais saborosas.
Tenho uma vaga idéia de que a melhor época para as comprar vivas é entre Março e Dezembro (as congeladas supostamente foram-no nessa altura, por isso deverão estar cheias de ovas, mas confesso que as comprei poucas vezes)
Prometo que assim que souber partilho consigo!
Para além da altura do ano, existem outros 2 factores muito importantes a ter em conta quando compra sapateiras vivas.
Deve escolher a que tem mais energia (ao pegar nela, a que se mexa mais), a que tem as patas todas e a que é mais pesada em relação ao tamanho.
A sapateira fêmea é a melhor, pois tem as suas deliciosa ovas para o recheio, quer seja viva ou congelada!
A fêmea distingue-se porque a espécie de triângulo que têm na barriga é mais largo que a do macho, como pode verificar nas fotos.
Se por acaso o animal não tenha tantas ovas quanto o necessário, pode desfiar a carne das patas  e do corpo e juntar ao preparado, e/ou cozer mais um ovo.
Preparação
"Adormecê-la" com vinagre para que ao cozer não se mexa muito e perca as patas. Apenas porque aos perdê-las entra mais água para dentro dela retirando-lhe o sabor. Vá deitando vinagre, pela boca da sapateira, até que ela deixe de mexer tanto.
Deve ser cozida em água salgada imitando a composição da água do mar, ou seja, cerca de 30 a 40 g de sal grosso por litro. Isto significa 3 a 4 colheres de sopa bem cheia de sal por litro de água. Deve-se sempre deixar levantar a fervura e, só depois, introduzir a sapateira, que deve ficar coberta de água.
Quando esta é introduzida, a água baixa de temperatura daí que contagem do tempo de cozedura só deve ser iniciada após novo levantamento de fervura. Note-se, também, que por causa do arrefecimento da água, não é conveniente cozer grande quantidade de uma só vez. É preferível cozê-las uma de cada vez.
Tempo de cozedura em água salgada durante 12 a 15 minutos, por cada quilo ou 20 a 25 minutos se for congelada.

Veja neste site o que se deve aproveitar da sapateira.

7 comentários:

  1. Que violência, que sofrimento!!! Pobre bichinho!!!

    ResponderEliminar
  2. Concordo consigo Elsa. Obrigada pela sua visita

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelas dicas, muito úteis. Vou experimentar.

    ResponderEliminar
  4. as suas indicações foram muito úteis. não sabia mesmo como cozer uma sapateira viva e a dica do vinagre foi muito importante.

    ResponderEliminar

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)