sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

BOLO CHINÊS

BOLO CHINÊS

Esta é uma receita do meu caderninho e que me transporta à minha adolescência (e já não o fazia há muitos anos, nem digo quantos!!!).
Este passou um "mau bocado" porque por imperativos familiares teve de ficar a meio da cozedura, durante cerca de 2 horas, à espera que eu regressa-se para que acabasse de cozer. Coisas de "chaufer" em dia de chuva intensa!!
Mas como é tão raro fazer sobremesas porque há um diabético cá em casa, não quiz perder a oportunidade de partilhar esta receita.

Ingredientes
PUDIM
1 pacote de pudim Flan chino Mandarim
1/2 litro de leite
3 colheres de sopa de açúcar

BOLO
4 ovos que se pesam com casca
açúcar igual peso dos ovos (eu cortei quase 50 gr.)
farinha com fermento metade do peso dos ovos

CARAMELO
açúcar a gosto ( eu coloquei 2 canecas)
água q.b. (cerca de 1/2 caneca, morna)
ou de compra

Modo de preparação

Colocar água num recipiente e fervê-la. Esta água deve ser a suficiente para ser colocada num tabuleiro onde a forma irá ser colocada para que o bolo coza em banho maria. 
Colocar o tabuleiro com a água fervida no forno a cerca de 180º, em cima da grelha e na posição mais baixa do forno (pelo menos no meu tem de ser nessa posição para que água continue bem quente). Enquanto forno chega à temperatura vai fazendo o caramelo,  batendo o bolo e fazendo a mistura de pudim.

CARAMELO (açúcar queimado) 
Colocar o açúcar numa frigideira e deixar ir tomando cor. Quando começar a ficar amarelo torrado vai-se retirando do lume e mexendo porque com o calor da frigideira ele irá chegando ao tom desejado, se necessário volta ao lume mas com muita atenção pois ele rapidamente poderá ficar muito queimado e fica a amargar. Quando estiver no ponto junta-se água aos poucos para que não fique tão espesso e vai-se mexendo com muito cuidado porque neste processo borbulha e corre o risco de se queimar (recomendo uso de pega tipo luva). Outra solução bem mais prática é usar de compra:))
Cobrir todas as paredes de uma forma de buraco no meio, com ajuda de uma colher, deixar arrefecer e untar com margarina ou manteiga. Reservar.

PUDIM
Misturar o conteúdo da saqueta com o açúcar e diluir lentamente com o leite. Reservar

BOLO
Pesar os ovos (depois de muito bem lavados, eu coloco-os em cima de uma folha tendo o cuidado de acertar a balança nesta altura e quando retiro a folha para pesar os restantes ingredientes).
Bater as gemas com o açúcar até ficar uma mistura homogénea e fofa (a formarem-se bolhinhas quando pára de bater)
Bater as claras em castelo.
Com uma colher envolver delicadamente, de baixo para cima e rodando o recipiente, alternadamente um pouco de claras e um pouco de farinha (iniciando e terminando com claras).
Deitar a mistura de pudim na forma, por cima do caramelo untado com manteiga e por cima da mistura líquida do pudim distribui-se a massa do bolo. Não se assuste que a massa volta para cima :)
Coloca-se a forma dentro do tabuleiro e coze em banho maria.
Quando estiver loiro, tapa-se com folha de alumínio (tentando prendê-la à forma) e deixa-se acabar de cozer verificando com a técnica do palito.
NOTA: Deve ser desenformado depois de frio.
Com uma faca ajude a separar da forma passando-a entre o bolo e as paredes da forma antes de desenformar. Se ficar muito caramelo agarrado à forma colocá-la, já sem o bolo, dentro de um tacho com água e levar ao lume a ferver até o caramelo derreter ou então um pouco ao forno. Se tiver um fogão de bicos a gáz poderá derreter o caramelo com a forma diretamente no bico do fogão com lume baixo, tendo cuidado para que não queime mais o caramelo. Verter o resto do caramelo por cima do bolo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)