terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

BOLO CHIFFON DE CHOCOLATE

BOLO CHIFFON DE CHOCOLATE
O bolo chiffon é um bolo muito leve feito com óleo, ovos, açúcar, farinha, fermento e aromas. Em contraste com a manteiga - a gordura tradicional usada na confecção de bolos - é difícil criar ar no óleo, então os bolos chiffon alcançam uma textura fofa por bater as claras em castelo juntando-as à massa antes de assar.

O alto conteúdo de óleo e ovos cria um bolo muito húmido, e como o óleo se mantém líquido até mesmo em baixas temperaturas, os bolos chiffon não tem tendência a tornarem-se secos e rígidos como os tradicionais bolos de manteiga. Isto torna-os mais ajustados que muitos bolos para rechear ou cobrir com ingredientes que precisem de ser refrigerados ou congelados, como creme de pasteleiro ou gelado.
Os bolos chiffon tendem a ser menos carregados em gordura saturada do que os de manteiga, fazendo-os potencialmente mais saudáveis que os seus parceiros de manteiga.
A sua carência em manteiga, contudo, significa que o chiffon carece do rico sabor dos bolos de manteiga, e por este motivo são tipicamente acompanhados como molhos aromáticos ou outros acompanhamentos, como chocolate ou fruta.

O bolo chiffon foi criado em 1927, por Harry Baker, um vendedor de seguros da Califórnia convertido em fornecedor. Baker manteve a receita secreta por 20 anos até a ter vendido ao Generel Mills. Neste ponto o bolo foi chamado de "Chiffon" e uma variação de 14 receitas foi lançada ao público num panfleto da Betty Crocker publicado em 1948.´


Ingredientes
300 g de açúcar
1/2 chávena de óleo
1/2 chávena de cacau em pó (não tinha, usei chocolate para o leite)
3 colheres de chá de fermento
1/2 chávena de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de baunilha líquida
200 g de farinha super fina (com fermento)
7 ovos
3/4 de água (a ferver para diluir o cacau ou chocolate em pó)
1 pitada de sal

Modo de preparação
Forrar uma forma grande, de buraco, com papel vegetal (só no fundo e não se unta a forma nem o papel).
Ligar o forno a 180º.
Diluir o cacau ou o chocolate em pó na água a ferver.
Misturar todos os ingredientes sólidos, excepto o bicarbonato e o sal.
Juntar as gemas, a baunilha, o óleo, o cacau diluído e bater durante cerca de 15 minutos.
Bater as claras em castelo, com o sal e o bicarbonato e envolver muito delicadamente na mistura anterior.
Depois de cozido põe-se a forma virada para baixo no gargalo de uma garrafa previamente lavada por fora e deixa-se arrefecer aí.
NOTA: Convém colocar a garrafa dentro de um prato onde caiba o bolo, para o caso do bolo acabar por sair da forma. Recomendo igualmente que coloque o tabuleiro por baixo da grelha, porque pode deitar por fora. Se a forma não for muito grande (deve ficar com cerca do equivalente a 3 dedos por encher) divida a massa por 2 formas. Fiz numa forma de 24 cm de diâmetro e mesmo assim deitou um pouco fora enquanto cozia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)