quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

AÇORDA DE CAMARÃO

AÇORDA DE CAMARÃO

Ingredientes
cerca de 500gr de camarão
3 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
6 fatia de pão tipo alentejano ou de mistura (ou a quantidade gosto)
coentros q.b.
água q.b.
1 ovo
piri-piri ou pimenta a gosto

Modo de preparação
Descascar os camarões (em crus), retirar a tripa (filamento escuro que está no lombo do camarão, fazendo um corte no comprimento, com uma faca) reservando as cascas e cabeças.
Cozer as cascas e cabeças em água temperada com sal e deixar ferver cerca de 5 minutos.
Triturar tudo e coar (num passador de rede coloca-se um pano ou gaze) e passa-se essa mistura aproveitando apenas o liquido.
Num recipiente colocar o pão partido e deitar o liquido dos camarões por cima (bem quente). Deixar demolhar por uns minutos.
Esmagar ou ralar os alhos e deixar alourar levemente no azeite.
Juntar o pão escorrido mexendo para não pegar. Ir juntando água dos camarões, caso acabe esse liquido pode-se juntar água.
Ir esmagando o pão conforme vai cozinhando até ter a consistência desejada. 
Juntar o piri-piri e retificar os temperos.
Deitar os camarões e deixar ferver por cerca de 5 minutos só até todos os camarões ficarem rosados (não devem cozer muito porque ficam com a carne seca). 
Desligar o lume, juntar os coentros picados, o ovo (clara e gema) e mexer. O calor do pão é suficiente para cozinhar o ovo.
Pode polvilhar com coentros.

SUGESTÃO: Se cortar os camarões em 2 ou 3 pedaços antes de juntar à açorda, rende mais. Encontrei camarão calibre 80 (como o que está na foto) a 5€ o Kg.
Em vez de camarão pode-se fazer de peixe, de bacalhau, de atum, de ameijoas, de berbigão, o que a imaginação e a despensa e frigorífico nos oferecer! Peixe e bacalhau cozer e usar a água da cozedura, mariscos abrir numa frigideira tapada sem água nem gordura e utilizar depois a água que largaram, atum escorrido do óleo (neste caso podem ferver água com um cubo de caldo de peixe)
Podem ainda fazer a açorda juntando tomate e cebola ao alho e deixar refogar um pouco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)