sábado, 19 de janeiro de 2013

Sonhos de Abóbora

                                 SONHOS DE ABÓBORA

Esta receita foi gentilmente cedida pela minha amiga Sofia Cunha e muito apreciada cá em casa.
Muito fácil de fazer.

"SIGNIFICADO DOS SONHOS 
SONHAR COM ABÓBORA

Significado dos sonhos – Abóbora: Nas sociedades arcaicas, ter filhos era considerado uma grande sorte. Sonhar com abóbora, significava então conceber um filho, as sementes da abóbora sendo um símbolo de fertilidade. Nos dias de hoje, este sonho quererá significar: sorte, êxito, conceber um filho.
No geral é um sonho de bom augúrio, anuncia esperança em conseguir êxitos financeiros, lucros inesperados, uma herança de família. Quando está cheia e com pevides, a abóbora é o símbolo da sabedoria. Ao inverso, quando está seca é o símbolo da ignorância. Sonhar que está plantando abóboras: brevemente surgirá uma tarefa estafante, possíveis problemas com a pessoa amada. Colher abóbora, anuncia sucesso em actividades importantes, um aumento de renda inesperado. Comer a abóbora: cuidado com prejuízos, com doença em casa. Comprar torta de abóbora: infelicidade nos assuntos amorosos." in http://www.portaliol.com/sonhos/sonhos-zz-significados-abobora.htm

Ingredientes
2 Kg de abóbora (este peso é com casca e sementes)
Raspa de 1 limão
400g de açúcar amarelo
500g de farinha (uso Branca de Neve, rótulo azul)
3 ovos
1 pitada de canela em pó
1 cálice de aguardente

Modo de preparação
Na véspera descasque a abóbora e retire as sementes.
Parta-a aos pedaços mais ou menos iguais e pequenos e leve a cozer num tacho com pouca água. Assim que a água começar a ferver junte um pouco de sal.
Quando estiver cozida, escorra através de um passador de rede e deixe-a a escorrer durante a noite (dentro do passador de rede sobre um recipiente, ou embrulhada num pano que se ata e pendura - eu deixo pendurado da torneira do esquentador - com um recipiente por baixo).
No dia seguinte, pressione a abóbora com uma colher sobre o passador ou aperte-a dentro do pano, para que saia o mais possível de água.
Misture todos os ingredientes numa taça e amasse bem, idealmente com as mãos, espremendo a abóbora para que se desfaça o mais possível.
Faça uma mistura de açúcar com canela e reserve.
Com ajuda de uma colher, empurrando a massa com os dedos ou com outra colher, vão-se fritando em óleo abundante. A quantidade de cada sonho, ao colocar na frigideira, não deve ser superior a uma colher de sobremesa mal cheia para que tenham tempo de cozer por dentro sem queimarem. 
O maior desafio é acertar com a temperatura do óleo.
Quando ficarem dourados, como deseja, e o peso do sonho ma espumadeira dê a sensação de estar leve, retire para cima de papel absorvente e passe pela mistura de açúcar e canela.

Nota: Pode parecer que não estão cozidos caso abra um enquanto quente para verificar, mas depois de arrefecerem "encorpam" e ficam muito fofos.



2 comentários:

Este espaço é destinado a comentários, sugestões e dúvidas. Responderei, com a maior brevidade possível, a todas as questões que me forem colocadas!

Obrigada pelo seu comentário!
Espero que volte a visitar o meu blog brevemente!

Beijinhos :)